Em outros conteúdos previamente publicados aqui no blog, é provável que o nome de John Sculley tenha chamado a sua atenção, não é mesmo? Afinal, ele foi o CEO da Apple que “demitiu” Steve Jobs em 1985, um evento que gerou muita repercussão nos meios de comunicação daquela época. Conforme mostrado aqui, a saída do fundador da gigante de Cuperino foi fruto de uma decisão unânime do Conselho da companhia, em um momento no qual Steve, apesar de ser milionário, ainda não havia “amadurecido” completamente.
Entretanto, neste artigo, vamos contar não a história do “demitido”, mas sim a de quem o “demitiu”. Pois bem, John Sculley nasceu em Nova York em 1939, possuindo formação em design e um MBA em Administração. Antes de ingressar na Apple, ele atuou como vice-presidente da Pepsi, uma empresa que mantinha uma concorrência constante com a Coca-Cola. Ao deixar a Pepsi, ele assumiu o cargo de CEO na Apple em 1983, permanecendo nessa posição até 1993.
Durante esse período de dez anos, a empresa registrou um aumento significativo nas vendas, alcançando quase 8 bilhões de dólares em receita! Um outro ponto notável na trajetória de John Sculley foi que ele se tornou o executivo mais bem remunerado do Vale do Silício. Sua carreira começou em 1963 em uma empresa chamada Marschalk Co. Em seguida, no ano de 1967, ingressou em um estágio da Pepsi, e tornou-se, com o passar do tempo, o vice-presidente de marketing da companhia.
Ao ingressar na Apple, a atuação de John Sculley se concentrou inicialmente nas vendas do Apple II e do Mac. Nesse período, as relações entre ele e Steve Jobs não eram das melhores. No entanto, como é de conhecimento geral, o fundador da Maçã acabou saindo por baixo devido à sua obstinação excessiva, que estava prejudicando os resultados da empresa.
Como Steve Jobs tirou John Sculley da Pepsi?
A história parece intrigante, não é? Inicialmente, John e Steve eram amigos, e Jobs conseguiu convencer Sculley com a famosa pergunta:
“Você quer vender água com açúcar para o resto da vida ou quer fazer história?”
As tentativas de Steve para persuadir John Sculley se estenderam por meses. Devido à sua habilidade notável de persuasão, Jobs eventualmente conseguiu convencer Sculley a sair da Pepsi, usando a frase mencionada acima.
A ascensão da Apple ao seu patamar atual se deve a uma filosofia que valoriza tanto a simplicidade quanto a perfeição. O papel desempenhado pelo marketing, representado por John Sculley, consistia em comunicar a mentalidade da empresa ao público de maneira clara, deixando evidente que os produtos da marca foram desenvolvidos especificamente para os consumidores, conquistando não apenas a lealdade, mas também a promoção ativa por parte deles.
Entre a saída de John Sculley e o retorno de Steve Jobs à Apple, passaram-se quatro anos. Sem dúvida, esse foi um período de grande turbulência para a empresa, marcado não apenas por vendas abaixo do esperado, mas também por uma falta de clareza em relação aos produtos que os usuários realmente desejavam e necessitavam.
E é aqui que surgem opiniões a favor e contra a permanência de John Sculley na Apple. Mesmo que os resultados tenham melhorado entre 1983 e 1993, isso teve um custo, que foi a perda de foco da empresa, agora mais voltada para os lucros do que para a experiência do consumidor.
Em uma entrevista, John Sculley falou sobre Steve e sua obsessão em impactar o mundo por meio dos produtos da Apple. Ele destacou que, na época, Jobs estava disposto até mesmo a deixar de lado sua vida pessoal para se dedicar integralmente aos projetos da companhia!
Na visão de Sculley, isso tinha tanto aspectos positivos quanto negativos. Era bom porque a qualidade do produto final era excelente e vendia bem (com algumas exceções), porém, a parte ruim era que as pessoas tinham dificuldade em lidar com o gênio de Steve dentro da empresa.
Você já ouviu falar em um termo chamado “zooming”? Pois bem, esse é o nome de um processo seguido por Steve Jobs, que consistia basicamente na simplificação de uma tecnologia e em saber quando dar um passo atrás quando uma tecnologia entrava em conflito direto com outra.
Após deixar a Apple, onde John Sculley trabalhou?
Quando deixou a Apple em 1993, Sculley se tornou diretor executivo e presidente da Spectrum Information Technologies. Várias empresas tiveram a oportunidade incrível de tê-lo como parte de sua equipe, até que em 2014, ele decidiu ajudar a criar a Obi Mobiles, cujo foco era a fabricação de smartphones para os chamados mercados emergentes.
Por mais que tenha uma carreira de sucesso no mercado de tecnologia, John Sculley será sempre lembrado pela saída de Steve Jobs da Apple. Sobre esse episódio, ele chegou a mencionar que o fraco desempenho de vendas do Macintosh deixou Steve profundamente desapontado. A partir disso, Jobs começou a buscar culpados, e John foi um deles.
O argumento do fundador da Apple era que o produto era muito caro, mas Sculley sustentava que não havia outra alternativa, dado o caráter avançado da tecnologia para a época. John conclui ainda com uma afirmação firme de que Steve nunca o perdoou por esse ocorrido, o que é uma pena!
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