MeuDeviceMeuDevice

Rumores indicam lançamento do primeiro MacBook com tela OLED em 2024

A Apple está preparando grandes mudanças para seus usuários nos próximos anos. Além das inovações que serão implementadas no iPhone 15, a empresa também está se preparando para lançar novos computadores e notebooks Mac com tela OLED, e o MacBook Air deverá ser o primeiro da linha a estrear essa nova geração de produtos.

Nos últimos meses, muitos rumores e vazamentos têm surgido sobre os novos dispositivos da Apple. De acordo com essas informações, a partir de 2024, modelos de iPad e MacBook vão ganhar o painel OLED com uma solução proprietária desenvolvida pela própria Apple.

Vale destacar que a tecnologia OLED (Organic Light-Emitting Diode) gira em torno de diodos orgânicos emissores de luz, de modo que eles são responsáveis por emitir luz própria, o que significa que não dependem de uma camada de iluminação para funcionar como em painéis LCD. Na prática, isso torna o display mais fino, leve e flexível, além de entregar pretos reais, cores mais vibrantes, excelentes ângulos de visão e alto contraste.

Ao contrário do Mini-LED, que precisa de grupos de pixels, o OLED possui controle preciso de iluminação com seus pixels individuais.
Ao contrário do Mini-LED, que precisa de grupos de pixels, o OLED possui controle preciso de iluminação com seus pixels individuais. (Imagem: Reprodução/Apple)

Problemas explicam demora na implementação de tela OLED em MacBooks

Apesar dos benefícios das telas OLED, alguns problemas ainda afastam potenciais compradores, como o burn-in (a queima de pixels na tela após muitos anos de uso) e o baixo nível de brilho quando comparado com telas LCD. A boa notícia, entretanto, é que a Apple está disposta a resolver esses problemas.

Segundo os rumores, a Apple está desenvolvendo há anos uma solução proprietária para o painel OLED, com duas camadas para aumentar os níveis de brilho e melhorar a durabilidade contra o burn-in, que são problemas comuns em telas OLED atuais. Essa tecnologia estaria finalmente pronta para ser lançada em 2024, o que explicaria porque a Apple ainda não apresentou nenhum dispositivo com tela OLED.

É interessante notar que os novos displays serão fabricados pelas divisões de telas da Samsung e LG, que já estão se preparando para iniciar a produção dos chamados “painéis híbridos”. Consequentemente, essa nova tecnologia da Apple deve trazer melhorias significativas para a qualidade de imagem dos dispositivos da empresa, e será aguardada com grande expectativa pelos fãs da marca.

Os modelos mais recentes do MacBook Air apresentam chips e designs diferentes, com telas de 13,3″ ou 13,6″. (Imagem: Reprodução/Apple)

O que esperar do próximo MacBook?

Segundo informações vazadas por fontes conhecidas, o futuro notebook de tela OLED terá uma tela de aproximadamente 13 polegadas, o que o tornaria um produto bastante compacto e portátil.

Uma das principais novidades do novo notebook da Apple será a adoção da próxima geração de processadores Apple Silicon, que incluirá o chip M3 com litografia de 3 nanômetros. Isso deve garantir um desempenho superior e um consumo de energia mais eficiente, o que significa que os usuários poderão utilizar o dispositivo por mais tempo sem precisar carregá-lo.

Embora ainda não esteja claro se a Apple irá adotar o design clássico do MacBook Air de 2020 para o novo dispositivo, com a tela OLED e o chip M3 como seus principais destaques, ou se irá apresentar um novo visual baseado no modelo de 2022, que inclui um entalhe no topo da tela e um conector MagSafe dedicado para carregamento, os rumores apontam para uma grande expectativa em relação ao novo notebook.

Leia Também: Qual o melhor MacBook para estudantes em 2023?
Leia Também: Novos ajustes do Chrome para MacBooks prometem aumentar a vida útil da bateria

Mais detalhes sobre o novo MacBook com tela OLED devem surgir nos próximos meses, e é esperado que o dispositivo seja lançado no início de 2024. Quanto ao preço, ainda não há informações disponíveis, mas considerando a tradição da Apple em lançar produtos premium, é provável que o novo notebook seja um produto com um valor elevado.

Você está animado para ver a Apple lançar novos dispositivos com tela OLED? Deixe o seu comentário! 🍎

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
1 Comentário
Anterior
Novidade Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
iLeontine
iLeontine
1 ano atrás

Só queria o MacBook de 12 polegadas de volta! Aquele design compacto e minimalista estava muito à frente do seu tempo e agora com o Apple Silicon tinha tudo para dar certo.

Last edited 1 ano atrás by iLeontine

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x