MeuDeviceMeuDevice

M2 Mac Studio: Existe um futuro para a mini potência da Apple?

Será que realmente existe um futuro para o M2 Mac Studio? A Apple lançou o Mac Studio com os chips M1 Max e M1 Ultra em março de 2022. Posicionado como um novo Mac profissional, é melhor descrito como um Mac mini com esteróides. No entanto, agora que o M2 Pro Mac mini chegou, a decisão de comprar um Mac de mesa é um pouco mais complicada. Há também o Apple silício Mac Pro atrasado que deve entrar em breve na mistura.

Com um trio de Macs de nível profissional, todos os olhos agora estão voltados para o Mac Studio de segunda geração: quando ele chegará? Quão rápido será? E como a Apple o diferenciará do Mac mini e do Mac Pro?

Mac Studio: data de lançamento 

Agora que o chip M2 Max chegou ao MacBook Pro de 14 e 16 polegadas, aparentemente é apenas uma questão de tempo até que o chip chegue ao Mac Studio e, com a WWDC ao virar da esquina, parece o perfeito tempo para uma atualização.

Aqueles que esperam por uma atualização iminente ficarão felizes em saber que referências ocultas a três novos Macs de desktop foram encontradas no aplicativo Find My da Apple. O desenvolvedor Nicolas Álvarez detectou as referências a três Macs de desktop desconhecidos: Mac14,8; Mac14,13; e Mac14,14 no aplicativo Find My. A razão pela qual ele acredita que esses são Macs de desktop é que esses Macs têm a notificação “deixado para trás” desativada e os desktops tendem a permanecer em um só lugar. Isso pode indicar que tanto o Mac Studio quanto o Mac Pro podem ser atualizados na WWDC em junho de 2023.

Outra indicação de que um novo Mac Studio pode ser lançado na WWDC é um relatório de Mark Gurman que sugere que a Apple está prestes a abrir trocas do Mac Studio em 5 de junho .

No entanto, o destino do novo Mac Studio é complicado pelo fato de que o Mac Pro deve ser lançado na WWDC em 5 de junho. Com base no modelo atual, o Mac Studio deve vir com um chip M2 Ultra, bem como o chip M2. máx. No entanto, o M2 Ultra também deve estrear como a única opção para o primeiro Mac Pro de silício da Apple, e aqui reside o problema.

Há alguma incerteza sobre como a Apple distinguirá o Mac Studio do Mac Pro se eles compartilharem o mesmo chip e iniciarem ao mesmo tempo. Portanto, existe a expectativa de que, para tornar o Mac Pro mais atraente, a Apple adie por enquanto a atualização do Mac Studio.  

Em uma edição de fevereiro de 2023 de seu boletim semanal PowerOn , Mark Gurman, da Bloomberg, escreveu que “não anteciparia a introdução de um Mac Studio em um futuro próximo. O próximo Mac Pro é muito semelhante em funcionalidade ao Mac Studio – e adiciona o chip M2 Ultra em vez do M1 Ultra. Portanto, não faria sentido para a Apple oferecer um M2 Ultra Mac Studio e um M2 Ultra Mac Pro ao mesmo tempo.”

M2 Mac Studio: Existe um futuro para a mini potência da Apple?

Gurman acha que é mais provável que “a Apple nunca atualize o Mac Studio ou espere até a geração M3 ou M4”. O Mac Studio poderia ser exatamente como o iMac Pro – um paliativo que a Apple nunca atualiza e acaba descontinuando? Está começando a parecer que pode ser o caso. Em vez de uma atualização esperada para 2023 para um chip baseado em M2, podemos não obter uma atualização até 2024 ou 2025, se houver.

Com base no mercado de tais dispositivos, certamente seria uma jogada ilógica da Apple negligenciar o Mac Studio em favor do Mac Pro.  O  Mac Pro é um produto de nicho , voltado para uma base de usuários de alto nível, com um preço muito alto. Embora a Apple se concentre no Mac Pro como um produto principal que poucos comprarão, ela está negligenciando o iMac e o Mac Studio. Não há razão lógica para que a Apple não possa adicionar o M2 Pro e o Max, que já estão disponíveis no MacBook Pro, a esses dispositivos.

Próximo Mac Studio: Design 

O Mac Studio tem um design muito semelhante ao Mac mini. Ambos são prateados e têm o logotipo da Apple na parte superior. A base do Mac Studio tem exatamente o mesmo tamanho: 7,7 polegadas quadradas (19,7 cm) do Mac mini, mas o Mac Studio é mais alto: 3,7 polegadas (9,5 cm) em vez de 1,41 polegadas (3,58 cm). É improvável que isso mude, embora seja bom ver uma opção do Space Grey. 

Próximo Mac Studio: processador e especificações 

Já sabemos o que esperar do M2 Max. Quanto ao M2 Ultra, podemos inferir alguns detalhes sobre o chip a partir de rumores e da nossa experiência com o M1 Ultra, que são dois processadores M1 Max fundidos. Veja como os chips se quebram: M2 máx.

  • CPU: 12 núcleos
  • GPU: 30 núcleos/38 núcleos
  • RAM: 32 GB/64 GB/96 GB (com GPU de 38 núcleos)

M2 ultra

  • Processador: até 24 núcleos
  • GPU: até 76 núcleos
  • RAM: Até 192 GB

Se a Apple esperar para atualizar o Mac Studio até que o M3 Max/Ultra ou M4 Max/Ultra chegue, é difícil dizer o quanto os chips serão mais rápidos, mas com uma mudança esperada para 3 nm com o M3, o aumento de velocidade pode ser significativo .

Próximo Mac Studio: Portas 

O Mac Studio já possui uma boa seleção de portas, com quatro portas Thunderbolt 4, Ethernet de 10 Gb, duas portas USB-A, HDMI 2.0 e um fone de ouvido de 3,5 mm. Essa foi uma variedade impressionante de portas para 2022, mas veio com algumas limitações.

Por um lado, a porta HDMI 2.0 significa que os usuários só podem conectar um monitor com resolução 4K a 60 Hz. O Mac mini 2023 possui uma porta HDMI 2.1 com suporte para 4K a 240Hz e 8K a 60Hz. Além disso, o Mac mini 2023 traz Bluetooth 5.3 e Wi-Fi 6E, que provavelmente aparecerão no próximo Mac Studio.

Leia Também: WWDC 2023: Quais hardwares poderão ser lançados no evento?
Leia Também: WWDC 2023: Tudo o que esperamos ver anunciado em 5 de junho

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x