Ao que tudo indica, a Apple já está testando a variante de ponta de seu próximo chip M3: o M3 Max, que estará presente em produtos Mac de ponta, como a próxima geração do MacBook Pro. De acordo com um relatório publicado pelo Mark Gurman, da Bloomberg, um desenvolvedor terceirizado do Mac encontrou referências ao chip nos registros de teste da Apple. O M3 Max terá uma CPU de 16 núcleos e uma GPU de 40 núcleos, a primeira com 12 núcleos de desempenho e 4 núcleos de eficiência.
Esse é um avanço significativo em termos de CPU em relação ao chip M2 Max anterior, que oferecia 8 núcleos de desempenho e 4 núcleos de eficiência. A GPU ganha apenas dois núcleos em relação ao seu antecessor M2, mas é improvável que isso seja um ponto crítico para os usuários. O silício da Apple já oferece recursos gráficos impressionantes para cargas de trabalho criativas.
O chip M3 Max
Espera-se que o chip M3 Max da Apple seja construído em um novo processo de 3 nanômetros, resultando em melhorias de velocidade e eficiência em comparação com o chip M2 Max. A Apple está testando o chip em um MacBook Pro topo de linha inédito com o codinome “J514”. Curiosamente, um vazamento mostra que a máquina J514 usa 48 GB de RAM, embora o MacBook Pro de geração atual possa carregar até 96 GB, então é provável que esta máquina de teste não seja a configuração mais avançada que estará disponível.
O M3 Max será o chip de ponta em um trio que também inclui o M3 e o M3 Pro. O chip M3 incluirá uma CPU de 8 núcleos e uma GPU de até 10 núcleos, enquanto o M3 Pro contará com uma CPU de 12 núcleos e GPU de 18 núcleos.
O M3 Max será o chip de ponta em um trio que também inclui o A Apple deve lançar os primeiros Macs M3 em outubro, mas provavelmente se concentrará em máquinas que usam o chip M3 padrão, como o MacBook Pro de 13 polegadas e os modelos MacBook Air. Os modelos MacBook Pro de 14 e 16 polegadas que incluem o chip M3 Max devem ser lançados em 2024.
O Chip M2 Max
A Apple anunciou em janeiro deste ano o chip M2 Max, juntamente com o M2 Pro. De acordo com a própria empresa:
O chip M2 Pro aperfeiçoa a arquitetura do M2 para incluir uma CPU de até 12 núcleos e uma GPU de até 19 núcleos, além de 32 GB de memória unificada rápida.O chip M2 Max também traz os recursos do M2 Pro, incluindo uma GPU de 38 núcleos, o dobro da largura de banda de memória unificada e até 96 GB de memória unificada. Com o melhor desempenho por watt do mercado, ele é o chip mais potente e eficiente para um notebook profissional. Os dois chips incluem tecnologias personalizadas, como Neural Engine de 16 núcleos mais rápido e o mecanismo de mídia potente da Apple.
Leia Também:
Conectores USB-C do iPhone 15 são mostrados em vazamento
iPhone 15 Pro pode contar com 2 TB de armazenamento
A linha MacBook Pro da Apple se consolidou como digna de estar entre os melhores notebooks e o M3 Max promete ser mais rápido e mais poderoso do que qualquer outro antes dele. Para muitos o M2 foi impressionante, mas não exatamente o salto geracional que gostaríamos de ver. O que o Chip M3 Max entregará? Teremos que esperar para ver.
Continue nos acompanhando aqui no MeuDevice, pois sempre postamos todas as atualizações sobre o universo da Maçã.
Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!