MeuDeviceMeuDevice

MacBook Air de 15 polegadas: tudo o que você precisa saber

Depois de lançar um MacBook Air redesenhado com tela de 13,6 polegadas e processador M2 no verão de 2022, a Apple está trabalhando em um modelo novo e maior. De acordo com vários relatórios, a Apple está desenvolvendo um MacBook Air de 15 polegadas pela primeira vez, que pode ser lançado em 2023.

É um projeto com uma história muito longa: conforme revelado na documentação usada na batalha judicial entre a Apple e a Epic em 2021, Steve Jobs discutiu um MacBook Air de 15 polegadas já em 2007, antes do lançamento do MacBook Air de 13 polegadas em 2008.

MacBook Air de 15 polegadas

Rumores de um notebook Mac inédito de 15 polegadas estão circulando há algum tempo. Mark Gurman escreveu pela primeira vez em janeiro de 2021 que a Apple havia explorado a ideia de um MacBook Air de 15 polegadas. As fontes de Gurman sugeriram que a Apple deseja introduzir este novo modelo para aumentar sua fatia do mercado de laptops com mais modelos e mais opções para os consumidores.

Parece que este novo MacBook Air de 15 polegadas poderá ser anunciado em breve. Em um relatório da Bloomberg em 14 de abril de 2023, Gurman afirmou que “ a Apple está intensificando os testes de Macs novos com processadores equivalentes ao chip M2 atual”. Os logs de teste vistos pela Bloomberg indicam que “a Apple está preparando um laptop com especificações de processador semelhantes aos modelos atuais, mas com uma tela maior e de maior resolução”. A resolução da tela sugere que este seja o MacBook Air de 15 polegadas.

De acordo com esse relatório, este  notebook também está sendo testado rodando o inédito macOS 14, o que pode sugerir que ele será apresentado na WWDC e demonstrado rodando o novo sistema operacional (que ainda estará em fase de desenvolvimento).

O relatório de abril da Bloomberg também sugere que a Apple espera que a introdução de novos Macs ajude a Apple a reverter o declínio de vendas que a empresa tem visto desde o início do ano. De acordo com a International Data Corp, as remessas de Mac caíram 40% no primeiro trimestre deste ano. Em um boletim informativo Power On de janeiro de 2023, Gurman também escreveu que o MacBook Air de 15 polegadas será uma “ grande salvação para a linha Mac ” em 2023.

Na verdade, pode ser uma das várias novas máquinas: em um boletim informativo em 16 de abril, Gurman sugeriu que o MacBook Air de 15 polegadas pode não ser o único novo MacBook a chegar à WWDC. A Apple também pode atualizar o MacBook Pro de 13 polegadas e o MacBook Air de 13 polegadas.

Poderíamos ver o MacBook Air de 15 polegadas antes da WWDC? No dia 10 de abril, o analista Ross Young, da Display Supply Chain Consultants, twittou que a Apple aumentou a produção de um MacBook Air de 15 polegadas nos dois meses anteriores. Young acredita que o laptop pode ser lançado no final de abril ou início de maio. Isso se seguiu a um tweet em 13 de fevereiro, onde ele disse que o painel de 15,5 polegadas do novo MacBook Air havia entrado em produção.

Da mesma forma, em um boletim informativo Power On em 5 de março, Gurman indicou que a produção em massa dos monitores está em andamento e o MacBook Air de 15 polegadas pode ser lançado em abril.

MacBook Air de 15 polegadas: tudo o que você precisa saber

Gurman sugeriu inicialmente que o novo MacBook Air poderia ser lançado na primavera de 2023. Em março, ele escreveu que o MacBook Air de 15 polegadas com M2 ou M2 Pro “poderia ser anunciado em março (provavelmente com uma atualização brilhante do site e não um evento ao vivo), com lançamento no início de abril”. Agora parece improvável que a Apple realize um Apple Spring Event. A Apple anunciou datas para a WWDC, começando em 5 de junho, então esta pode ser a próxima oportunidade para a Apple anunciar o novo produto – exatamente um ano após o anúncio do MacBook Air M2.

Especificações

Há muita especulação sobre o processador que estará presente neste novo MacBook de 15 polegadas. O respeitado analista da Apple, Ming-Chi Kuo, twittou em junho de 2022 que a Apple pode oferecer duas opções de CPU para o Air de 15 polegadas: um M2, como no MacBook Air de 2022, e uma opção M2 Pro. Atualmente, o M2 Pro é oferecido apenas nos modelos MacBook Pro de 14 e 16 polegadas e Mac mini.

Curiosamente, Kuo não se refere a isso como um MacBook Air , mas sim como um MacBook. Na verdade, ele afirma que “não pode ser chamado de MacBook Air”. Outras fontes parecem ter certeza de que é um Air: em março de 2022, o CEO da DSCC, Ross Young, indicou que este novo modelo de 15 polegadas será uma variante do MacBook Air e não substituirá o modelo atual.

Mark Gurman, da Bloomberg, também parece estar confiante de que é um Air de 15 polegadas que a Apple planeja lançar. Gurman espera que o MacBook Air de 15 polegadas venha com um chip M2, mas ele permite que ele ofereça um chip M2 Pro. Em um boletim informativo de março , ele até observou a possibilidade de o MacBook Air vir com um chip M3. Como Gurman afirmou: “Ter o novo MacBook Air esportivo, o M3 também faria sentido do ponto de vista do tempo”, WWDC 2022 foi o lançamento do M2 MacBook Air.

Design

Quando a Apple anunciou o MacBook Air pela primeira vez em 2008, ele estava disponível apenas em um modelo de 13 polegadas, embora um modelo de 11 polegadas tenha sido adicionado em 2010 e descontinuado em 2015. Portanto, oferecer dois tamanhos do MacBook Air não seria inédito.

 

Também não será a primeira vez que a Apple venderá um notebook de 15 polegadas. A Apple lançou o popular PowerBook de 15 polegadas em 2001 e o MacBook Pro de 15 polegadas em 2006. A Apple continuou a vender uma versão do MacBook Pro de 15 polegadas até ser substituído pelo MacBook Pro de 16 polegadas em 2019.

O último modelo do MacBook Pro de 15 polegadas tinha uma tela de 15,4 polegadas e dimensões de 13,75 polegadas (34,93 cm) x 9,48 polegadas (24,07 cm) x 0,61 polegadas (1,55 cm). Um modelo mais novo teria molduras menores como o M2 MacBook Air, então a tela poderia ser muito maior. Por exemplo, o M2 MacBook Air tem uma tela ligeiramente maior de 13,6 polegadas em comparação com a tela de 13,3 polegadas do MacBook Pro e M1 MacBook Air, mas as dimensões são praticamente idênticas.

No entanto, a Apple pode estar ficando ainda menor. O analista Ross Young, que previu corretamente a tela de 13,6 polegadas do M2 Air, sugeriu em março de 2022 que a tela deste novo modelo mediria 15,2 polegadas. Isso seria cerca de um quarto de polegada menor que o MacBook Pro de 15 polegadas e muito menor em estatura, provavelmente medindo cerca de 12,5 polegadas x 8,75 polegadas. Juntamente com molduras menores, a nova tela de 15 polegadas provavelmente terá um entalhe e um perfil fino de menos de meia polegada. Relatórios posteriores disseram que o painel medirá 15,5 polegadas.

Leia Também: Conheça 3 recursos ocultos do iOS 16.4
Leia Também: iPhone 15: O Que Esperar da Próxima Geração?

O design deste MacBook de 15 polegadas também pode determinar se ele executa um chip M2 ou M2 Pro. Se a Apple incluísse um M2 Pro dentro, o design precisaria ser ajustado – um Air equipado com M2 Pro exigiria pelo menos um ventilador para resfriamento, como nos Pros de ponta. Se não houvesse ventilador, seriam necessárias mudanças substanciais no design térmico do Air, provavelmente resultando em um case mais espesso.

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x