MeuDeviceMeuDevice

macOS 14 Sonoma: Tudo o que você precisa saber sobre o novo sistema operacional

Apresentado durante a WWDC deste ano, o macOS 14 Sonoma está prestes a ser lançado para o público. O novo sistema operacional da Apple receberá novos recursos e dentre eles teremos mudanças nos Widgets, um novo modo de jogo, a capacidade de transformar facilmente páginas da web em aplicativos da web e adições divertidas aos aplicativos de videoconferência.

Neste post te contaremos tudo sobre o macOS 14 Sonoma, então continue acompanhando para ficar por dentro!

Lançamento

A versão final do macOS 14 deve ser lançada entre setembro e outubro deste ano. Nos últimos anos, geralmente o lançamento do macOS veio várias semanas após o lançamento da nova versão do iOS, então esperamos que neste ano siga o mesmo ritmo. Confira as datas de lançamento das últimas versões do macOS:

  • macOS 13 Ventura: 24 de outubro de 2022
  • macOS 12 Monterey: 25 de outubro de 2021
  • macOS 11 Big Sur: 12 de novembro de 2020
  • macOS 10.15 Catalina: 7 de outubro de 2019
  • macOS 10.14 Mojave: 24 de setembro de 2018

Além disso, ainda temos a versão beta do sistema operacional que receberá diversas atualizações até setembro ou outubro. A apple acabou de lançar a primeira versão beta para o público e caso você deseje instalar, basta estar participando do programa Apple Beta.

Compatibilidade

Não é novidade que sempre que um sistema operacional é lançado, alguns dispositivos mais antigos não estão aptos para executá-los. Inclusive a Apple já abandonou o suporte para alguns Macs de 2017. Confira os Macs que serão compatíveis com o macOS 14 Sonoma:

  • iMac de 2019 e posterior
  • Mac Pro de 2019 e posterior
  • iMac Pro de 2017
  • Mac Studio de 2022 e posteriores
  • MacBook Air de 2018 e posteriores
  • Mac mini de 2018 e posterior
  • MacBook Pro de 2018 e posterior

Vale lembrar que existe a possibilidade de algum outro Mac (que não está na lista) ser compatível com o novo sistema operacional, mas alguns dos novos recursos não serão executados, isso porque alguns dos novos recursos podem exigir chips da Apple e não rodar em Macs baseados em Intel.

macOS 14 Sonoma: Tudo o que você precisa saber sobre o novo sistema operacional

Novos Recursos

Como já mencionamos no início, o novo macOS vem acompanhado de vários novos recursos, confira agora mesmo:

WidgetKit

Com esse novo regurso, os usuários agora podem colocar seus widgets diretamente na área de trabalho, interagir com eles com apenas um clique e, por meio do Continuity, acessar o amplo ecossistema de widgets do iPhone diretamente no Mac.

Metal – Modo Jogo

Agora também teremos o modo jogo disponível no macOS 14 Sonoma, ele garantirá que o jogo tenha a maior prioridade em GPU e CPU, o que deve ajudar na jogabilidade. De acordo com a Apple, isso tornará os jogos mais imersivos no Mac. Além dissso, há mudanças que devem reduzir a latência com os controladores e melhorar a capacidade de resposta do jogo.

Vídeo Conferência

A Apple criou um novo efeito de vídeo chamado Presenter Overlay, que sobrepõe seu rosto à apresentação, separando você do fundo. Além disso, agora é possível adicionar uma reação ao seu vídeo para mostrar como você se sente. Por exemplo, se você mostrar dois polegares para cima, uma animação de fogos de artifício será reproduzida. Esses recursos também podem ser usados ​​como efeitos de vídeo com outros aplicativos de videoconferência, portanto, não estão vinculados ao FaceTime.

A apple também apresentou o novo ScreenCaptureKit Picker, onde os usuários podem iniciar o compartilhamento de tela ainda mais facilmente de forma mais privada e segura.

Safari

O macOS 14 chega também com mais atualizações ao WebKit. A navegação privada terá um novo recurso que bloqueará as janelas de navegação privada quando você não as estiver usando. Será possível compartilhar senhas e senhas com membros da família, isso será criptografado de ponta a ponta via iCloud Keychain. Você poderá criar perfis do Safari para poder separar contas entre perfis de trabalho e de casa/escola.

Aplicativos da Web

Já imaginou em transformar um site em um WebApp? Agora é possível! BAsta adicionar a página da Web ao Dock como um ícone e abri-la para obter uma aparência de aplicativo para essa página.

Core ML

De acordo com a própia Apple, Core ML traz novas ferramentas de otimização para compactação, carregamento mais rápido e muito mais, para que os aplicativos possam oferecer experiências de aprendizado de máquina mais poderosas e eficientes. Utilizando o Create ML é possível criar modelos facilmente para entender o conteúdo das imagens, graças à adição de classificação de vários rótulos, avaliação interativa de modelos e novas APIs para aumentos de dados de treinamento personalizados.

Leia Também: Apple lança macOS Sonoma com modo gamer, widgets interativos e foco na produtividade
Leia Também: macOS: descubra a versão mais recente que seu Mac pode executar

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x