O WWDC da Apple está chegando em junho, e é quando esperamos que a empresa retire o macOS 14, a próxima versão principal do sistema operacional Mac. Neste post, acompanharemos as últimas notícias sobre o macOS 14 e, quando ele for oficialmente revelado, será o seu lugar para saber mais sobre todos os novos recursos e atualizações.
macOS 14: Qual será o nome da próxima versão do macOS?
Todos os anos, desde o macOS 10.9 Mavericks, a Apple usa pontos de referência da Califórnia para identificar cada nova versão do macOS. A Apple registrou vários nomes ao longo dos anos, conforme compartilhado por Parker Ortolani do The Verge:
Se o macOS 14 for uma chamada versão de manutenção com poucos recursos novos, provavelmente terá o nome de um local próximo a Ventura. Com base nos nomes acima, Rincon e Skyline são os nomes mais prováveis.
Quando chegará o macOS 14?
O local habitual da Apple para revelar a próxima versão principal do macOS é a Conferência Mundial de Desenvolvedores. A WWDC 2023 começa em 5 de junho e, durante a palestra, a Apple revelará o nome e os novos recursos do macOS.
A Apple geralmente lança uma versão beta do novo macOS para desenvolvedores da WWDC, e você precisa ser um desenvolvedor registrado para acessá-la. Um beta público é lançado cerca de um mês depois e, para obtê-lo, você deve ingressar no Programa Beta da Apple.
A versão final do macOS 14 será lançada ao público em geral no outono. No passado recente, o lançamento ocorreu várias semanas após o lançamento da nova versão do iOS. Aqui estão as datas de lançamento das cinco versões anteriores do macOS:
- macOS 13 Ventura: 24 de outubro de 2022
- macOS 12 Monterey: 25 de outubro de 2021
- macOS 11 Big Sur: 12 de novembro de 2020
- macOS 10.15 Catalina: 7 de outubro de 2019
- macOS 10.14 Mojave: 24 de setembro de 2018
É assim que o cronograma de lançamento pode ser:
- 5 de junho: o macOS 14 é revelado e a versão beta do desenvolvedor é lançada.
- Julho: a Apple lança o primeiro beta público.
- Junho a setembro/outubro: Este é o período beta. A Apple lançará várias atualizações beta durante esse período.
- Setembro/Outubro: o macOS 14 é lançado para o público em geral.
Quais Macs poderão executar o macOS 14?
Quando a Apple lançou o macOS Ventura, a empresa cortou vários Macs mais antigos da lista de compatibilidade, incluindo:
- iMac 2015
- MacBook 2016
- MacBook Air 2015-2017
- MacBook Pro 2015-2016
- Mac mini 2014
- Mac Pro 2013
Não houve rumores sobre a Apple deixar de oferecer suporte para Macs este ano, como fizemos com o iPad, então é muito possível que a lista de compatibilidade do macOS 14 seja a mesma do Ventura. Aqui está a lista de possíveis compatibilidades:
- Modelos de MacBook de 2017 ou posteriores
- Modelos MacBook Air de 2018 ou posteriores
- Modelos MacBook Pro de 2017 ou posteriores
- Modelos Mac mini de 2018 ou posteriores
- Modelos iMac de 2017 ou posteriores
- iMac Pro (todos os modelos)
- Modelos Mac Pro de 2019 ou posteriores
- Mac Studio (todos os modelos)
Sempre existe a possibilidade de um Mac ser compatível com o macOS 14, mas alguns dos novos recursos não funcionam em Macs mais antigos da lista. Alguns novos recursos também podem exigir chips da Apple e não rodar em Macs baseados em Intel.
Como instalar a versão beta e oficial
A Apple está mudando o processo beta no macOS 13.4 , então quando o macOS 14 beta chegar, o método será diferente. Em vez de baixar o Beta Access Utility para cada dispositivo, você só precisará registrar seu Apple ID para o programa beta para instalar betas em cada dispositivo Apple conectado a essa conta.
Então, quando você for para Atualização de Software, verá uma nova guia para Atualizações Beta , que listará a versão da versão beta que você está executando. Se você deseja instalar o beta, selecione macOS 14 Public Beta e, se desejar retornar ao Ventura, selecione Desligado. Para instalar a versão oficial, você precisa esperar que a Apple comece a enviá-la no outono. Em seguida, você poderá usar a Atualização de Software nas Configurações do Sistema ou baixá-la na App Store.
Lembre-se: os betas não são tão estáveis quanto a versão oficial – os recursos podem ser implementados e depois retirados ou podem não funcionar corretamente, a interface do usuário pode mudar e a compatibilidade de aplicativos de terceiros não é garantida.
Rumores de novos recursos
Os rumores sobre novos recursos são leves – tudo o que sabemos até agora é que o macOS 14 não deve ser um lançamento importante carregado com novos recursos. Mark Gurman, da Bloomberg, relata que provavelmente não será “inovador ou significativo”, mas continuará a tendência de adicionar recursos do iOS. Como ele escreve: “O cenário do sonho é que você possui um Apple Watch, um iPhone, um MacBook, um iPad, um fone de ouvido da Apple e todos os cinco desses dispositivos são capazes de fazer as mesmas coisas apenas em diferentes casos de uso e em diferentes momentos do dia”.
Também foi relatado que a Apple mudou alguns recursos do macOS para xrOS enquanto a Apple se prepara para lançar seu novo headset AR na WWDC.
Leia Também: Como reinstalar o macOS (2023)?
Leia Também: iPhone 15: O Que Esperar da Próxima Geração?
Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!