O marketing da Apple é uma das principais razões que tornam a empresa não apenas vendedora, mas também responsável por conquistar consumidores fiéis à marca! Afinal, não é qualquer empresa que consegue fazer com que as pessoas esperem horas em filas para comprar um de seus novos produtos, concorda?
Em suas propagandas, a Apple busca ir além de apresentar apenas um celular, computador ou notebook; a ideia é vender facilidade, comodidade e bem-estar – aspectos que todas as pessoas buscam!
Empresas de diferentes tamanhos e com diferentes graus de consolidação no mercado costumam utilizar o Google para anunciar. E não é para menos, já que esse é o buscador mais acessado em todo o mundo. Entretanto, o marketing da Apple não adota essa estratégia; para se tornar uma marca conhecida e estimada pelo público, a empresa utiliza pessoas famosas que usam seus produtos, além de se beneficiar de toda a cobertura da mídia sobre ela.
A estratégia de marketing da Apple é fortemente focada no valor de seus produtos, em vez do preço. Tanto é que a diferença entre um iPhone e um smartphone Android de outra marca é bastante significativa, concorda? Se a Apple se baseasse apenas no preço, dificilmente alcançaria o patamar que ocupa hoje.
Trocando em miúdos, a marca consegue vender produtos com preços mais altos porque direciona seus esforços de marketing para enfatizar o valor agregado completo do produto. Isso significa que as funcionalidades, o design e os benefícios são destacados, dando às pessoas a impressão de que estão “economizando” ao adquiri-los.
Não entendeu? A ideia aqui é mostrar que um iPhone ou um Apple Watch, por exemplo, são tão bons que justificam um valor mais alto! Essa diferença entre o preço de compra e o que o produto entrega é chamada de valor agregado. Esse conceito também se aplica a várias outras coisas, desde uma ida ao restaurante até compras no shopping.
Menos é mais: um dos lemas mais importantes do marketing da Apple
Pessoas que apreciam tecnologia costumam ser inundadas com informações. São tantos produtos sendo lançados pelo setor que isso pode dificultar um pouco a escolha e o entendimento do que os consumidores realmente querem e precisam. A simplicidade é uma das características mais fortes do marketing da Apple e foi uma filosofia defendida por Steve Jobs, o que se reflete nos textos publicitários da companhia.
As pessoas geralmente não se identificam com termos técnicos demais. Nesse sentido, a Apple utiliza uma linguagem acessível e objetiva, promovendo a identificação e, posteriormente, a venda. Em outras palavras, a Maçã não utiliza propagandas tradicionais e invasivas que interrompem o seu programa favorito; ela se comunica de maneira a deixar claro como aquele produto pode impactar a produtividade do usuário, seja no trabalho ou nos estudos, por exemplo.
Já houve momentos em que o marketing da Apple se desviou desse lema? Sim, e isso aconteceu justamente no período em que Steve Jobs esteve fora da companhia! Antes de seu retorno, a Apple enfrentou não apenas resultados ruins, mas também uma iminente falência. Uma das razões disso foi o excesso de produtos e informações repassadas aos clientes: sem saber exatamente o que os usuários queriam, a empresa acabou com estoque parado e quase chegou à falência!
Conhecer bem o cliente é fundamental para o marketing da Apple funcionar
Toda empresa, para vender, precisa conhecer quem está comprando. No marketing, isso é chamado de público-alvo ou persona, que representa as características do cliente que se alinham com a marca, promovendo vendas recorrentes. Nesse sentido, a Apple sabe que seu público não está tão interessado em especificações técnicas, mas sim em outros aspectos que o produto oferece, como design e usabilidade.
As informações técnicas existem no site, mas o usuário primeiro tem contato com aquilo que o faz se identificar com a marca. Por exemplo, vamos falar sobre o iPod: sua proposta é guardar horas de músicas no bolso. O que gera mais impacto ao público, falar isso ou dizer que o produto é apenas um player?
A estratégia de marketing da Apple aplicada ao iPhone e a outros produtos segue o mesmo princípio. Em vez de chamá-lo apenas de smartphone, a Apple se refere ao seu produto como algo que traz o poder de um computador da maçã para o seu telefone! Além disso, a empresa é mestre em criar uma experiência de unboxing. Já ouviu falar disso?
Unboxing é uma prática comum entre os usuários da Apple. Eles gravam vídeos tirando o iPhone da embalagem e compartilham no YouTube. Caso você nunca tenha feito isso, é provável que algum de seus amigos já tenha feito! Assim, a experiência do produto começa muito antes de ligá-lo: ela começa na loja, passando pelo recebimento e, por fim, o unboxing.
Obviamente, essa estratégia de marketing da Apple não surgiu do dia para a noite. Muitos ajustes foram feitos ao longo do tempo, com um processo fortemente caracterizado por tentativa e erro! Na prática, a empresa investe dinheiro e tempo em testes e mais testes, bem como em melhorias no design dos produtos, sempre visando impactar positivamente o público!
O que você achou dessas estratégias de marketing da Apple? Já conhecia alguma delas? Conte para a gente nos comentários! 🍎