MeuDeviceMeuDevice

As 5 melhores alternativas ao navegador Safari para usuários de Mac em 2023

O seu navegador é provavelmente o aplicativo que você mais utiliza em seu computador Mac, seja para navegar em sites, verificar suas mídias sociais, fazer pesquisas ou até mesmo assistir a vídeos ou ouvir músicas. Portanto, torna-se uma decisão crucial, mas muitas vezes um tanto árdua, escolher o navegador certo.

Com o Safari como software padrão em seus dispositivos, muitos usuários de Mac podem nunca ter pensado em experimentar outras opções de navegador. No entanto, existem várias alternativas excelentes que oferecem recursos adicionais e uma experiência de navegação diferente.

Neste artigo, vamos listar as 5 melhores alternativas ao navegador Safari para usuários de Mac em 2023. Para tal, levaremos em consideração testes e análises recentes de portais confiáveis e especializados no assunto.

1. Google Chrome (melhor desempenho)

O Google Chrome continua sendo o navegador de desktop mais popular do mundo por uma boa margem. Esse sucesso não é difícil de entender, pois o Chrome tem uma interface simples e fácil de navegar, sem falar que vem com a Chrome Web Store, que oferece acesso a uma variedade de extensões e temas para personalizar seu navegador.

Além disso, o Chrome facilita a navegação e o uso de outras ferramentas de software do Google, como Google Docs, Gmail, Agenda, entre outros. Você só precisa usar uma conta do Google para alternar e sincronizar perfeitamente cada produto em seu navegador. O Chrome também é muito eficaz, carregando páginas da web rapidamente. Seus problemas, entretanto, abrangem questões de privacidade e consumo de memória RAM e bateria, mas estes últimos têm sido parcialmente resolvidos.

Durante muito tempo, os usuários de Mac reclamaram que a memória RAM e a bateria de seus computadores eram monopolizadas pelo Chrome. Entretanto, as versões mais recentes do navegador incluem otimizações projetadas para preservar a duração da bateria. O Google diz que, com uma única carga completa, um MacBook Pro M2 de 13 polegadas com Chrome pode ser usado para navegar na Internet por 17 horas ou assistir ao YouTube por 18 horas.

Vale destacar que os aprimoramentos feitos no navegador do Google têm sido tão bem-sucedidos ao ponto de fazer o Chrome bater o próprio Safari e se tornar o navegador mais rápido para Mac. Em uma aferição realizada no velocímetro oficial da própria Apple ainda em 2022, o Google Chrome atingiu a marca de 360 pontos no benchmark, um desempenho impressionante e maior que o Safari, navegador desenvolvido especialmente para os dispositivos da Maçã.

Prós:
Apresenta o melhor desempenho do mercado;
Enorme seleção de extensões;
Fácil de sincronizar com a conta do Google;
Oferece compatibilidade entre plataformas;
Altamente customizável.

Contras:
Má reputação em termos de privacidade;
Apesar dos enormes avanços, ainda tende a consumir um pouco mais de memória RAM e bateria que o Safari.

2. Brave (mais privacidade)

O Brave é o melhor navegador para aqueles que não querem empresas bisbilhotando seus negócios online. Enquanto outros navegadores exigem o uso de extensões para melhorar a segurança e a privacidade do usuário, o navegador Brave já possui a maioria delas incorporada ao software, permitindo que os usuários configurem o quanto desejam que o navegador bloqueie anúncios, cookies e rastreadores.

Se você prefere uma experiência sem anúncios, o Brave pode ser a escolha certa para você. Ele se concentra fortemente nas questões de privacidade com opções avançadas como bloqueio de cookies e rastreadores, proteção de mídias sociais e até mesmo um navegador Tor integrado. Além disso, por ser baseado no Chromium, você também pode aproveitar quase todas as extensões do Chrome.

Aliado aos seus recursos integrados de segurança e privacidade, o Brave também oferece desempenho rápido e responsivo, provando ser mais rápido que o Vivaldi e o Firefox, duas outras opções que ainda serão abordadas nesta lista. Embora não seja o navegador mais rápido para Mac, ele conta com uma combinação de velocidade e uso eficiente de RAM, promovendo aos usuários uma experiência de navegação tranquila.

Por fim, o Brave também oferece suporte para aplicativos Web3 e vem até com uma carteira criptográfica integrada. Ou seja, no geral, o Brave é uma boa opção se você estiver preocupado com a privacidade e procurando uma alternativa ao Safari e ao Chrome.

Prós:
Ótimos recursos de privacidade;
Permite uma navegação sem anúncios de forma nativa;
Navegador rápido e com baixo consumo de bateria.

Contras:
Raramente recebe atualizações;
O recurso de sincronização de favoritos pode não funcionar corretamente no Mac.

3. Vivaldi (customização é o seu lema)

O Vivaldi tem um forte argumento de ser uma boa opção para Mac. Também construído no Chromium, ele oferece muitas das mesmas extensões do Brave e do Chrome. Assim como ocorre com o Brave, o Vivaldi não é tão rápido quanto o navegador do Google, mas é mais rápido que o Firefox e ótimo para quem procura um software de navegação ágil.

Se você é do tipo criativo e gosta de ajustar a aparência do seu navegador, saiba que o Vivaldi tem muitas opções de personalização para ajudá-lo a obter a estética que deseja. Você pode editar o esquema de cores, fazer a interface do usuário replicar a cor da página da Web que está visualizando e personalizar facilmente a página inicial. Uma personalização peculiar é a opção de dar um apelido aos mecanismos de pesquisa.

O Vivaldi também permite que você defina se a barra de guias aparecerá na posição vertical tradicional no topo da página ou se a moverá para as bordas ou ao longo da parte inferior. Você também pode abrir várias guias ao mesmo tempo em uma exibição de tela dividida, para poder trabalhar nelas ao mesmo tempo. Em outras palavras, o Vivaldi tem dois focos principais: privacidade e customização.

No entanto, quem também usa iOS deve saber que não existe um aplicativo móvel Vivaldi. Isso pode torná-lo um beco sem saída para aqueles que estão presos ao ecossistema da Apple, e é por isso que este navegador não ocupa as primeiras posições da nossa lista.

Prós:
Muitos recursos integrados;
Facilmente personalizável;
Novos recursos adicionados regularmente;
Baixo uso de RAM se comparado aos principais concorrentes.

Contras:
Não possui versão para iOS.

4. Opera (carregado com recursos)

O Opera é construído sobre as mesmas bases do Chrome, dando-lhe uma sensação familiar em termos de recursos e desempenho. Entretanto, isso não significa que seja um clone com um selo diferente, pois o aplicativo vem com algumas opções de design interessantes e ferramentas úteis que o tornam um navegador solidamente moderno.

O Opera é um navegador rico em recursos para Mac OS. Ele oferece um bloqueador de anúncios integrado, economizador de bateria, VPN, ferramenta de captura de tela e barra lateral para acessar facilmente suas mídias sociais e aplicativos de mensagens.

Você também pode usar o My Flow para enviar textos e arquivos entre o navegador e seu smartphone. Isso pode ser útil para enviar arquivos, especialmente para proprietários de Mac que usam um smartphone Android. Ele também é bastante leve em termos de consumo de RAM e funciona bem em dispositivos Mac.

Prós:
Oferece uma variedade de recursos e opções de personalização;
Possui bloqueador de anúncios, VPN, economizador de bateria e muito mais;
O recurso My Flow permite que você se comunique facilmente com seu iPhone.

Contras:
Nem todas as extensões do Chrome funcionam bem com o Opera;
Interface pode parecer “sobrecarregada” para alguns usuários.

5. Mozilla Firefox (tradicional e confiável)

O Firefox foi o pioneiro original da navegação na Internet. Enquanto outros navegadores ofereciam um formato padrão, o Firefox foi o primeiro a introduzir recursos complementares. Outros navegadores já o deixaram para trás em alguns aspectos, mas o Firefox ainda oferece complementos consistentes e confiáveis para coisas como bloqueio de anúncios, gerenciamento de senhas e remoção de reprodução automática em vídeos incorporados.

O Firefox continua a ser um dos navegadores mais seguros do mercado. Ele usa proteção contra malware para evitar rastreadores indesejados bisbilhotando sua atividade na Internet. Além disso, em meio a vários testes, ele provou ser capaz de bloquear de forma confiável uma variedade de rastreadores que geralmente ficam ocultos nas páginas da web.

Alguns novos recursos dignos de nota incluem um editor de PDF integrado, além do Firefox View, que permite que você selecione no seu Mac se você pode estar em uma página da Web em outro dispositivo. Na prática, é um pouco parecido com o Handoff no Safari.

Prós:
Costuma consumir menos recursos do sistema;
Possui um conjunto decente de extensões e recursos complementares;
Oferece uma grande seleção de ferramentas de privacidade.

Contras:
As atualizações são conhecidas por causar problemas com certa frequência;
Em certos casos, pode ocupar muita RAM;
Não conta com tantos recursos quanto o Safari ou o Chrome.

No fim das contas, quem escolhe é você

Embora o Safari seja um navegador confiável e popular, existem várias alternativas excelentes disponíveis para usuários de Mac. Google Chrome, Brave, Vivaldi, Opera e Mozilla Firefox são todos navegadores sólidos que oferecem recursos exclusivos e uma experiência de navegação diferente. Apesar de tudo o que foi citado aqui, cabe a você experimentá-los para ver qual deles é o melhor para suas necessidades.

Qual a melhor alternativa ao Safari na sua opinião? Deixe o seu comentário! 🍎

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
3 Comentários
Anterior
Novidade Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
João Victor
João Victor
1 ano atrás

O Brave é excelente, eu uso no meu iphone 14 pro max e sou simplesmente apaixonado.

Polyana
Polyana
1 ano atrás

Ainda não consegui me desapegar do Chrome… Estou trabalhando nisso…

iLeontine
iLeontine
1 ano atrás

Estou muito satisfeito com o trabalho que a Microsoft tem feito com o Edge e por isso é minha escolha atual.

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x