MeuDeviceMeuDevice

A mudança do iPhone de Lightning para USB-C pode ter um preço alto para a Apple em 2023

Você já deve estar sabendo que a Apple mudará os carregadores do iPhone de Lightning para USB-C, certo? Bom, isso pode acabar tendo um preço bem alto para a empresa. Neste post te contaremos todos os motivos.

Uma história um tanto quanto estranha surgiu esta semana, com o respeitável especialista da Apple, Ming-Chi Kuo, prevendo que o acessório quente do iPhone 15 deste ano será o próprio carregador USB-C de 20W da Apple . Não é um objeto especialmente emocionante, você pode pensar, mas a lógica por trás da previsão é positivamente explosiva.

Mudança do Lightning para USB-C

Há uma série de boas razões pelas quais Kuo  e a própria Apple, se acreditarmos no relatório, espera que o carregador de 20 W venda extremamente bem. Primeiro, o lançamento do iPhone no final de 2023 deve ver a Apple mudar de Lightning para USB-C. Em segundo lugar, o iPhone 15 não vem com adaptador de energia na caixa. E terceiro, o iPhone 15, como o iPhone 14, provavelmente terá carregamento rápido, mas esse recurso será limitado ao uso com acessórios fabricados pela própria Apple ou certificados por meio de seu programa MFi (Made For iPhone).

Em outras palavras, muitas pessoas vão descobrir que não podem usar seus velhos adaptadores USB-A e cabos USB-A-para-Lightning com o novo iPhone, que a Apple não está planejando dar-lhes um novo carregamento. kits e que muitas das opções de terceiros mais baratas também não funcionarão corretamente. Daí as vendas massivas do adaptador oficial.

Para uma discussão sobre acessórios de carregamento mundanos, esta história gerou o que pode parecer uma quantidade surpreendente de descontentamento. E como já sabíamos que não haveria carregador na caixa e a mudança para USB-C já era esperada há algum tempo, deve ser o terceiro ponto que está deixando as pessoas irritadas. Não sem motivo, eu sugeriria. É um pouco rico ser solicitado a gastar a maior parte de um mil para um smartphone e, em seguida, ser informado de que:

a) ele não vem com um plugue
b) você não pode simplesmente usar qualquer plugue antigo, você precisa comprar um de uma lista de varejistas e fabricantes aprovados (e naturalmente mais caros).

Os iPhones são produtos caros com uma alta margem de lucro que fazem da Apple uma quantia absurda de dinheiro, mas a empresa sabiamente reconheceu que não pode contar apenas com esse fluxo de receita a longo prazo. Está se esforçando, por exemplo, para vender serviços de assinatura para pessoas que possuem iPhones, além de vender os próprios iPhones: isso é sensato. Mas há um lado mais feio nas tentativas da Apple de diversificar seus fluxos de receita, que vemos quando a empresa usa sua força para forçar os clientes a comprar aplicativos, obter reparos e peças de reposição e comprar acessórios de empresas terceirizadas que concordaram em dar à Apple uma parte de sua renda.

O programa MFi existe para garantir a qualidade e confiabilidade dos acessórios fabricados por outras empresas, mas sempre houve a suspeita de que se trata realmente de ganhar dinheiro. E bloquear um recurso do iPhone 15 para que funcione apenas com carregadores MFi só se encaixaria na última explicação. Não se trata de clientes, mas do saldo bancário da Apple.

A mudança do iPhone de Lightning para USB-C pode ter um preço alto para a Apple

Isso tudo é bastante irônico, já que o advento de mudar o lightning para USB-C no iPhone,  resultado de pressão política externa e não de altruísmo interno, pretendia diminuir as inclinações monopolistas da Apple, em vez de alimentá-las. O uso de um padrão de conexão comum em vez de um proprietário deve significar que os clientes podem usar os mesmos acessórios em seus iPhones como em qualquer outro dispositivo eletrônico, talvez até incluindo smartphones Android, e, assim, economizar dinheiro e reduzir o lixo eletrônico.

Se você se lembra, o último foi um dos supostos motivos para os adaptadores de energia serem removidos das caixas do iPhone em 2020. Engraçado como esses ideais são esquecidos. A Apple resistiu ao uso de padrões comuns por tanto tempo precisamente porque as portas proprietárias lhe permitem extrair receita extra do mercado de acessórios… portanto, não deve ser surpresa se continuar essa tradição quando o USB-C chegar. Não seria surpreendente, mas ainda seria decepcionante.

A pior parte pode ser a miopia de tudo isso, a pequenez do pensamento. O dinheiro que a Apple pretende ganhar empurrando os clientes do iPhone 15 para carregadores MFi é um erro de arredondamento para uma empresa dessa magnitude e a Apple alcançou essas alturas pensando antes de mais nada na qualidade do produto e na satisfação do cliente. Claro, você pode ganhar um pouco de dinheiro extra mantendo um controle firme no mercado de acessórios pelo maior tempo possível. Mas o que isso diz a seus clientes sobre suas prioridades? E por quanto tempo esses clientes vão tolerar uma empresa que fica tão feliz em tornar suas vidas mais difíceis?

Leia Também: iPad Mini 7: Tudo o que você precisa saber sobre o tablet da Apple
Leia Também: iPhone 15: O Que Esperar da Próxima Geração?

A mudança de lightning para USB-C no iPhone vem causando discursões desde os primeiros rumores, embora saibamos bem que alguns dos consumidores não irão abrir mão do novo aparelho mesmo tendo esse detalhe. E aí, você aprova a mudança do lightning para USB-C?

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
2 Comentários
Anterior
Novidade Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Paula
Paula
1 ano atrás

Preço mais alto? 😳

iLeontine
iLeontine
1 ano atrás

Pode parecer controverso mas sentirei falta do Lightning, eu acho ele mais versátil que o USB-C, o problema mesmo é ele não evoluir e continuar limitado ao USB 2.0 por anos.

Press ESC to close

15
0
Que tal deixar um comentário?x