MeuDeviceMeuDevice

Novo Mac Pro: tudo o que sabemos até agora

Um novo Mac Pro está chegando por aí. O atual Mac Pro da Apple foi lançado em 2019, mas desde então a Apple fez a transição de todos os outros Mac para sua própria arquitetura de chip, começando com o M1 em 2020, seguido pelo M1 Pro, M1 Max, M1 Ultra e, eventualmente, o M2 no início de 2022. O Mac Pro, que ainda usa um processador Intel antigo, parece muito antiquado.

Portanto, espera-se que o Mac Pro em breve passe por uma grande atualização quando a Apple adicionar seu próprio System on a Chip (SoC) à estação de trabalho. Este artigo acompanha tudo o que ouvimos sobre o novo Mac Pro, então retorne a esta página para se manter atualizado com o que pode estar por vir.

Novo Mac Pro: tudo o que sabemos até agora

Novo Mac Pro: data de lançamento

A Apple disse em junho de 2020 que planejava fazer a transição de todos os seus Macs para seus próprios chips dentro de dois anos. Quer isso seja interpretado como dois anos a partir de junho de 2020 ou dois anos a partir de quando a Apple lançou o primeiro Mac M1: novembro de 2022, a Apple perdeu seu prazo. Como Mark Gurman, da Bloomberg, que parece ter algumas boas fontes, colocou em um boletim informativo Power On de dezembro de 2022: a Apple está “atrasada”.

O motivo do atraso, segundo Gurman, são “mudanças no chip e nos planos de fabricação da empresa”. Gurman acredita que isso está relacionado a problemas que a Apple encontrou com sua combinação de chips definitiva, que teria visto o modelo mais caro do Mac Pro apresentar 48 núcleos de CPU e 152 núcleos gráficos. Gurman sugere que, como resultado da “complexidade e custo” de produzir um Mac com essa especificação, a Apple “provavelmente descartou essa configuração de ponta”.

Gurman então esclareceu em janeiro de 2023 que a “configuração de ponta do Mac Pro, um modelo com 48 núcleos de CPU e 152 núcleos gráficos, foi cancelada ”. Discutimos as opções de processador com mais detalhes abaixo.

Então, quando veremos este novo Mac Pro? WWDC, conferência de desenvolvedores da Apple, foi o local onde o Mac Pro 2019 e 2013 foram lançados (envio no final do ano). Portanto, a WWDC em junho de 2023 parece um local provável para o novo Mac Pro. No entanto, pode acontecer ainda no final do ano: a Apple é conhecida por lançar Macs em outubro ou novembro.

O palpite de Gurman (em março de 2023) é que o novo Mac Pro com chips da série M será um dos “três novos Macs” que serão lançados “entre o final da primavera e o verão, incluindo: o primeiro MacBook Air de 15 polegadas (codinome J515 ) , o primeiro Mac Pro com chips caseiros da Apple (J180) e uma atualização para o MacBook Air de 13 polegadas (J513).”

Novo Mac Pro: tudo o que sabemos até agora

Em abril, Gurman apareceu no The MacRumors Show e disse que não acha que a Apple apresentará um novo Mac Pro na WWDC. Ele acha que será lançado ainda este ano.

No entanto, um comentário do vice-presidente mundial de marketing de produtos da Apple, Bob Borchers, não gera muita confiança de que um novo Mac Pro estará conosco em breve. Em entrevista ao India Today, Borchers refere-se ao “objetivo claro da Apple de fazer a transição completa para o silício da Apple”, mas não faz referência a um novo Mac Pro. Na verdade, ele até omite quando diz: “Acreditamos firmemente que o silício da Apple pode potencializar e transformar experiências desde o MacBook Air até o Mac Studio”. Isso significa que não haverá Mac Pro? Esperamos que não.

Novo Mac Pro: Design

O novo Mac Pro terá um novo design? Gurman havia relatado anteriormente que a Apple não descontinuaria o design atual do Mac Pro e, em seu primeiro boletim informativo de 2023, Gurman escreveu que: “O novo Mac Pro parecerá idêntico ao modelo de 2019”.

Manter o mesmo design parece provável devido aos problemas que a Apple encontrou na última vez em que reduziu o tamanho do Mac Pro. Esperamos que a empresa não cometa o mesmo erro duas vezes e que o novo Mac Pro mantenha o design comprovado.

Novo Mac Pro: especificações

O que podemos esperar do novo Mac Pro? Os usuários de Mac para os quais o Mac Pro é direcionado estarão interessados ​​nos recursos da máquina. A Apple será capaz de fazer um processador para rivalizar com os processadores de estação de trabalho da Intel… e será que precisa?

Em um boletim informativo Power On de julho de 2022, Mark Gurman da Bloomberg indicou que a Apple usará um novo chip M2 Extreme no Mac Pro de última geração, com o M2 Ultra disponível a um custo menor.

Mais tarde, ele elaborou ainda mais, em um boletim informativo de dezembro, que o chip M2 Ultra poderia oferecer 24 núcleos de CPU, 76 núcleos gráficos e até 192 GB de memória, enquanto um chip M2 Extreme poderia dobrar para 48 núcleos de CPU e 152 núcleos gráficos.

No entanto, Gurman agora acredita que a Apple abandonou esse chip M2 Extreme “por causa da complexidade e do custo de produzir um processador que é essencialmente quatro chips M2 Max fundidos”.

O problema com isso é, aponta Mark Gurman em um boletim informativo de janeiro, que isso significará que o único motivo para escolher um Mac Pro em vez de um Mac Studio será a capacidade de expansão . Embora seja esperado que o Mac Pro ofereça aos usuários a oportunidade de atualizar o SSD, a mídia e as placas de rede, não será possível atualizar a memória, pois os chips da série M da Apple têm a memória unificada (RAM) incorporada ao chip. . Além disso, agora há rumores de que também será impossível atualizar os gráficos.

 

Em um tweet de janeiro de 2023, Mark Gurman indicou que o novo Mac Pro “pode não ter GPUs atualizáveis ​​pelo usuário”.

Leia Também: Como reinstalar o macOS (2023)?
Leia Também: iPhone 15: O Que Esperar da Próxima Geração?

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x