MeuDeviceMeuDevice

O iPhone 15 realmente terá USB-C?

O iPhone 15 está prestes a ser lançado, e nos últimos tempos, o que mais tem sido discutido é a possibilidade de ele vir com porta de carregamento USB-C. No entanto, será que essa mudança realmente virá? Por anos, a Apple utilizou o carregamento do iPhone com a porta Lightning, diferenciando-se dos smartphones de outras empresas. O conector Lightning foi lançado em 2012 como substituto do conector dock de 30 pinos.

Ao que tudo indica, o iPhone 15 contará com USB-C, mas isso vai contra a vontade da Apple. Você deve estar se perguntando o motivo. Neste post, vamos esclarecer tudo para você, então continue lendo para ficar por dentro!

A curiosa relação entre a porta USB-C e a União Europeia

De acordo com um artigo publicado pelo Die Zeit, Thierry Breton, comissário da indústria da União Europeia, escreveu uma carta para a Apple afirmando que “dispositivos que não atendem aos requisitos do carregador uniforme não serão aprovados para venda no mercado da União Europeia”. Além disso, Breton também disse que as restrições relacionadas aos carregadores são inaceitáveis. Se a Apple impuser essas limitações, a União Europeia impedirá a venda dos iPhones nos países membros.

Vale lembrar que a União Europeia possui um dos maiores mercados do mundo. Portanto, a Apple não terá muita escolha além de seguir o aviso e finalmente adotar o USB-C no iPhone 15 e nos próximos modelos da linha.

Até o final do ano, a UE pretende publicar um guia para garantir uma “interpretação uniforme da legislação”. A partir de 2024, dispositivos eletrônicos como smartphones, tablets e outros deverão ser carregados via USB-C. Segundo a UE, ter um conector padronizado permitirá que os carregadores sejam usados em vários dispositivos, aumentando a conveniência para os consumidores e reduzindo significativamente o lixo eletrônico.

Embora a Apple tenha até 2024 para fazer a transição para o USB-C, os analistas esperam que isso ocorra o mais rápido possível, razão pela qual o iPhone 15 está sendo apontado como o primeiro a receber essa alteração.

Em fevereiro deste ano, começaram a surgir rumores de que a Apple poderia limitar a potência de recarga com cabos não certificados. Dessa forma, a empresa reduziria a potência e a velocidade de transferência dos cabos, adaptadores e outros produtos que não passarem pelo programa “Made for iPhone”. Segundo a própria Apple:

“Made for iPhone” (Fabricado para iPhone) significa que um acessório eletrônico foi desenvolvido para conectar-se especificamente ao iPhone e foi certificado pelo desenvolvedor para atender aos padrões de desempenho da Apple.

O iPhone 15 realmente terá USB-C?

O analista Ming-Chi Kuo previu pela primeira vez em 2019 que a Apple lançaria um iPhone sem porta de carregamento em 2021, e que o smartphone teria apenas carregamento por indução, segundo o analista. No entanto, como bem sabemos, isso não se concretizou. O motivo é simples: as tecnologias sem fio simplesmente não são confiáveis ​​ou poderosas o suficiente para substituir completamente um conector como o Lightning ou o USB-C.

Leia Também: iPhone 15: Confira os últimos rumores do novo smartphone da Apple
Leia Também: iPhone 15 Pro Max: Como será o novo smartphone da Apple?

Continue nos acompanhando, pois sempre estaremos trazendo atualizações sobre o mundo da AppleTanto Kuo quanto Mark Gurman previram no ano passado que o iPhone 15 teria o conector USB-C para carregamento e transferência de dados. Em uma entrevista concedida ao Wall Street Journal, o executivo de marketing da Apple, Greg Joswiak, chegou a dizer que a empresa não terá escolha a não ser cumprir a legislação da UE, confirmando efetivamente que o iPhone com USB-C está chegando mais cedo ou mais tarde. Ainda não temos certeza se será na versão do iPhone 15.

Continue nos acompanhando aqui no MeuDevice, pois sempre estaremos trazendo atualizações sobre o mundo Apple!

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês! 🍎

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x