Tem modem 5G da Apple chegando por aí? Bom, a Apple vem trabalhando em seus próprios modems há anos . O esforço remonta pelo menos a 2018 e foi fortemente reforçado em 2019, quando a Apple adquiriu toda a divisão de modem da Intel depois que a Intel tentou e falhou em fornecer uma alternativa significativa à Qualcomm.
Mas fazer um bom modem celular é difícil, muito difícil (basta perguntar à Intel). Criar algo com desempenho, confiabilidade e eficiência de energia do modem da Qualcomm, ou próximo o suficiente, provou ser muito difícil até mesmo para alguns dos engenheiros mais brilhantes e bem financiados. Ainda assim, a Apple seguiu em frente e, depois de anos imaginando se um modem da Apple será apresentado no próximo iPhone, podemos finalmente ter nossa resposta.
Um boato recente diz que o iPhone SE 4 , com lançamento previsto para a primavera de 2024, será o primeiro iPhone com o próprio modem celular 5G da Apple. Como o modelo atual, provavelmente será limitado a frequências abaixo de 6 GHz, e testes adicionais em redes mmWave mais rápidas determinarão se o modem (ou outra versão dele) aparecerá no iPhone 16 no outono de 2024.
Ouvimos “talvez no próximo ano” por pelo menos alguns anos, mas desta vez parece diferente. Por um lado, os rumores estão focados em um produto específico e que faz muito sentido. Se o iPhone SE não tiver suporte para mmWave, isso não é realmente um problema. E se o modem da Apple não tiver tanto desempenho ou eficiência de energia quanto o melhor da Qualcomm, bem, isso também não é exatamente um problema para o mercado do iPhone SE.
Mas a maior razão para pensar que um modem 5G vem diretamente do CEO da Qualcomm, falando à CNBC no Mobile World Congress , que disse esta semana que sua “suposição” é que a Qualcomm não fabricará modems para iPhones no próximo ano. Se o CEO da Qualcomm está dizendo aos investidores que espera que os pedidos da Apple diminuam no próximo ano, isso é uma indicação tão sólida quanto poderíamos esperar neste estágio inicial.
O que um modem 5G da Apple significa?
Para a maioria de nós, isso não significa muito. O usuário comum não sabe quem fabrica o modem celular de seu telefone e não se importa, desde que funcione. Mudar para seus próprios modems economizará um pouco de dinheiro para a Apple na compra de chips e dará a eles mais controle sobre o firmware, mas não é como se essas economias fossem necessariamente repassadas aos consumidores.
Certamente, o novo modem da Apple será uma incógnita, enquanto o desempenho da Qualcomm é muito conhecido e respeitado. A Apple certamente fará uma montanha de testes entre agora e o aumento da produção no próximo ano para garantir que o novo modem celular do iPhone SE tenha um bom desempenho. É bem possível que as velocidades máximas sejam um pouco mais baixas ou a eficiência de energia não seja tão boa, mas de maneiras menores que apenas a imprensa técnica notará após extensos testes e benchmarking.
Também é possível que seja um modem fantástico, melhor em alguns aspectos do que o modelo Qualcomm que substituiria. Simplesmente não saberemos até que acabe nas mãos dos revisores. Mas não esperamos que a Apple vá ao mercado com seu próprio modem se for um downgrade significativo para os usuários do iPhone SE. É por isso que demorou tanto, o modem é uma das partes mais importantes do iPhone e precisa funcionar de maneira contínua e eficiente.
A questão mais interessante é se a Apple usará um modem próprio na linha iPhone 16 com lançamento previsto para o final de 2024. As expectativas de desempenho são muito maiores lá, e assumindo que os rumores sejam verdadeiros, a Apple certamente estará de olho nos iPhone SE. desempenho no mundo real de perto. Mas para as pessoas que o usam, desde que não haja problemas importantes, como superaquecimento, queda de conexões ou esgotamento rápido das baterias, deve haver pouca ou nenhuma diferença.
Leia Também: Qual o Melhor iPhone Para Jogos Em 2023?
Leia Também: iPhone 15: O Que Esperar da Próxima Geração?
Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês!