MeuDeviceMeuDevice

O que é FAANG? Entenda a importância desta sigla na economia mundial!

A sigla FAANG pode até parecer um pouco estranha, mas está totalmente ligada à Maçã. Afinal, as letras representam, respectivamente, as empresas Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google. Tá, mas o que elas têm em comum, além de muito dinheiro? Bem, todas elas também têm suas ações negociadas na Bolsa de Valores, o que permite às pessoas “comprarem” uma parte de suas empresas favoritas. Na prática, isso pode resultar na valorização das ações ao longo do tempo, proporcionando um ganho financeiro aos investidores.

Essas cinco empresas constituem as gigantes FAANG da tecnologia, com um impacto significativo na economia global que vai além dos produtos e serviços que comercializam. A Apple, vale lembrar, foi a pioneira dentre essas empresas a atingir o valor de 1 trilhão de dólares no mercado. Isso implica que, se alguém quisesse adquiri-la em sua totalidade, teria que desembolsar 1 trilhão!

Um breve olhar sobre as empresas que compõem a sigla FAANG

Falando rapidamente do Facebook (hoje Meta), podemos dizer que foi essa empresa que popularizou globalmente a ação de “curtir” uma postagem. Com o passar do tempo, a gigante criada por Mark Zuckerberg e com a colaboração do brasileiro Eduardo Saverin passou a compreender melhor as preferências dos usuários através da Inteligência Artificial.

Por enquanto, vamos pular o primeiro “A” na sigla FAANG e focar no segundo, que corresponde à Amazon. A empresa fundada por Jeff Bezos na cidade americana de Seattle passou por dificuldades durante a bolha da internet no início do milênio, quase chegando à falência. No entanto, conseguiu sobreviver e hoje se tornou um enorme e-commerce, oferecendo não apenas livros, mas também uma infinidade de outros produtos, juntamente com um serviço de entrega ágil e eficiente.

Quanto ao “N” da Netflix, essa empresa de streaming também surgiu na Califórnia, assim como a Maçã. Inicialmente, a companhia vendia e alugava DVDs por correio. Pois é, isso mesmo! Talvez você nem tenha nascido nessa época, mas a Netflix operava de maneira bem diferente do que faz hoje. A Netflix como a conhecemos, com seu serviço de streaming de séries e filmes, só começou as atividades em 2007. Além disso, ela começou a produzir seu próprio conteúdo, ao invés de apenas comprar de outras produtoras.

Agora, vamos falar do “G” na sigla FAANG, que é a Google. Quem nunca ouviu falar dessa empresa? Na realidade, o que muitos podem não saber é como ela foi fundada e como alcançou um patamar semelhante ao da Apple. Tudo começou em 1998, nas mãos de Larry Page e Sergey Brin, como um mecanismo de busca na internet.

Contudo, como sabemos, a empresa expandiu consideravelmente seus serviços. Há muitos exemplos, como o Drive e o YouTube. Além disso, ela entrou no mercado de desenvolvimento, criando o sistema operacional para smartphones Android, que se tornou um concorrente forte para a Apple. Outro aspecto interessante sobre essa gigante é sua incursão no mercado de hardware, notavelmente com o smartphone Nexus.

A importância das empresas FAANG na economia mundial

O que as pessoas mais procuram em um produto ou serviço? Bem, pode haver várias respostas, mas sem dúvida, a inovação é uma das principais características das FAANG! Se fizermos uma breve análise histórica, veremos que nem sempre o mundo esteve tão conectado como está agora, e é muito provável que você já saiba disso, não é?

As sociedades e gerações do passado se desenvolveram por meio de diversas atividades, como a agricultura e a mineração. Mais recentemente, o petróleo esteve no centro da economia mundial, de modo que os países com reservas tinham grande probabilidade de desenvolvimento exponencial.

Hoje em dia, não é exagero afirmar que os dados e a tecnologia em geral ocupam o epicentro global! A computação em nuvem, a Inteligência Artificial, a Internet das Coisas e uma série de outras tecnologias provocaram um impacto talvez sem precedentes na sociedade. 

E se Steve Jobs, Jeff Bezos, Larry Page e os outros não tivessem ousado e inovado? Seria possível, por exemplo, fazer uma chamada de vídeo com seus amigos? Ou então utilizar um Apple Watch para monitorar atividades físicas? De fato, para o progresso do mundo, foi necessário que certos indivíduos se arriscassem, muitas vezes investindo recursos escassos em empreendimentos cujo êxito era incerto.

Isso significa que as empresas FAANG tornaram nossa vida mais fácil em diversos aspectos! Desde simples comunicações à distância até atividades escolares, universitárias ou profissionais: a tecnologia está quase onipresente, e novas inovações impactantes provavelmente surgirão no futuro, principalmente por causa da Inteligência Artificial. 

O que você achou de conhecer um pouco mais sobre as empresas FAANG? Deixe sua opinião nos comentários e continue antenado no nosso blog, para receber todos os dias dicas, atualizações e outros conteúdos sobre a Apple! 🍎

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x