A empresa Apple está atualmente sob investigação na França por supostamente praticar obsolescência programada. A denúncia foi feita pela organização Halte à l’Obsolescence Programmée (HOP), que luta contra esse comportamento na indústria em larga escala. A investigação teve início em dezembro de 2022 e está sendo conduzida pelo Ministério Público de Paris.
De acordo com o site 9to5Mac, em matéria publicada na última semana, a acusação se refere ao programa de reparos da Apple, no qual é exigido o número de série do produto antes de disponibilizar as peças de hardware para reposição. Essa exigência limitaria a possibilidade de conserto de dispositivos como iPhone, iPad e MacBook.
Conforme explicado no texto, o programa de autoatendimento da Apple para reparos de peças agora requer que o cliente forneça o número de série do produto no momento da solicitação. Essas peças precisam ser emparelhadas com os produtos que estão sendo consertados logo após a substituição.
Segundo a matéria, essa prática poderia, no futuro, restringir ou até mesmo eliminar o uso de peças não originais, uma vez que elas não seriam emparelhadas com o dispositivo devido à falta do código necessário. Como resultado, o reparo de determinadas partes do aparelho ficaria restrito apenas à rede autorizada da Apple, quando a empresa assim desejasse.
A HOP alega que isso poderia limitar ainda mais as opções de reparo para dispositivos Apple no futuro. O iFixit, um conhecido site de venda de ferramentas e instruções para reparos “faça você mesmo”, também expressou preocupação com as mesmas dificuldades apontadas pela organização francesa.
Confirmação de prática de obsolescência programada poderá render multas pesadas para a Apple
O Ministério Público de Paris está investigando todas as denúncias mencionadas acima. Até o momento, a Apple ainda não foi notificada oficialmente das supostas irregularidades, de acordo com o site MacRumors.
Leia Também: xrOS: registrado o provável sistema para headset de realidade mista
Leia Também: Por segurança, quase 1,7 milhão de apps para iPhone foram bloqueados em 2022
É importante mencionar que a HOP também foi responsável por denunciar a prática da Apple de reduzir o desempenho de modelos mais antigos do iPhone quando a bateria envelhecia. Essa ação resultou em uma multa de €25 milhões (aproximadamente R$134 milhões, de acordo com a cotação atual do euro) para a empresa americana.
Você já teve alguma experiência com reparos de dispositivos Apple? Compartilhe sua história com a gente! 🍎