Um grupo de renomadas empresas de gráficos 3D, incluindo Apple, Pixar, Adobe, Autodesk e NVIDIA, anunciou, em conjunto com a Joint Development Foundation (JDF), parte da Linux Foundation, um novo consórcio que visa tornar o formato OpenUSD o padrão da indústria. Essa aliança ocorre justamente quando a Apple está se adentrando no mundo da realidade virtual com o Vision Pro.
De acordo com a própria Apple:
Criado pela Pixar Animation Studios, o OpenUSD é uma tecnologia de descrição de cena 3D de alto desempenho que oferece interoperabilidade robusta entre ferramentas, dados e fluxos de trabalho. Já conhecido por sua capacidade de capturar expressões artísticas de forma colaborativa e simplificar a produção de conteúdo cinematográfico, o poder e a flexibilidade do OpenUSD o tornam uma plataforma de conteúdo ideal para atender às necessidades de novos setores e aplicativos.
Além disso, a empresa também afirma:
A aliança desenvolverá especificações escritas detalhando os recursos do OpenUSD. Isso permitirá maior compatibilidade e adoção, integração e implementação mais amplas, além de permitir a inclusão por outros órgãos de padronização em suas especificações. O JDF da Linux Foundation foi escolhido para abrigar o projeto, pois permitirá o desenvolvimento aberto, eficiente e eficaz das especificações do OpenUSD, ao mesmo tempo em que oferece um caminho para o reconhecimento por meio da Organização Internacional de Padronização (ISO).
Não é nem um pouco difícil imaginar por que a Apple está tão interessada no desenvolvimento de tecnologias 3D: a empresa de Cupertino acaba de se lançar no mundo da realidade virtual/aumentada/mista com o ainda inédito Vision Pro, que chegará ao mercado apenas no ano que vem.
Como o tempo mostrou em várias ocasiões, um sistema de hardware não vai a lugar nenhum se não tiver um ecossistema de software robusto e com ampla variedade de opções. Para que isso aconteça, é essencial convencer os desenvolvedores terceirizados a investir seu tempo nesse ecossistema. Portanto, tornar o trabalho deles o mais fácil possível é um ótimo ponto de partida.
A JDF, parte da Linux Foundation, foi escolhida como base do projeto devido à sua experiência na gestão de produtos de código aberto e à capacidade de promover sua adoção internacionalmente por meio do reconhecimento da ISO, a Organização Internacional de Padronização.
Por outro lado, a Adobe tem demonstrado um excelente trabalho com a IA generativa nos últimos betas do Photoshop. A combinação da criatividade humana com a tecnologia de IA provavelmente resultará em alguns avanços surpreendentes. Especificamente, a IA pode aliviar grande parte do trabalho pesado na criação de cenas, permitindo que os profissionais criativos se concentrem no que fazem de melhor.
Como surgiu o OpenUSD?
A Pixar desenvolveu o formato USD ao longo de muitos anos, tornando-o uma das ferramentas centrais de seu fluxo de trabalho para animação tridimensional. Em 2016, a empresa optou por torná-lo open-source.
Vale lembrar que a Pixar é propriedade da Disney há anos, e foi Steve Jobs quem acreditou e investiu fortemente no estúdio desde seus primórdios, mesmo antes do lançamento do primeiro longa-metragem, o inesquecível Toy Story. Não é surpresa que Jobs seja sempre mencionado nos “agradecimentos especiais” de muitos dos primeiros filmes, especialmente os dirigidos por John Lasseter.
Leia Também:
A história da NeXT: da ideia à aquisição pela Apple
Startups de sucesso: conheça as principais aquisições da Apple!
Continue nos acompanhando aqui no MeuDevice, pois sempre postamos novidades sobre o universo da Maçã.
Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês! 🍎