MeuDeviceMeuDevice

Sistema IOS ou Android? Qual é mais seguro?

Quais são as diferenças entre o sistema iOS e Android em relação à segurança? Já parou para pensar nisso? Você notou algo diferente ao trocar de um celular para o outro? De fato, ambos os sistemas foram concebidos de forma bem peculiar, e, nesta conversa, apresentaremos os pontos centrais relacionados à segurança dos dispositivos. Vamos lá?

Inicialmente, podemos afirmar que os celulares Android são mais propensos a sofrer ataques maliciosos em comparação com os iPhones. Um dos motivos plausíveis que justificam isso é que os aparelhos com Android possuem um código aberto – o que significa que há uma comunidade de desenvolvedores espalhados pelo mundo, fazendo atualizações e personalizações constantes no sistema.

Tal autonomia, querendo ou não, abre brechas para possíveis falhas de segurança. Devido ao fato do Android ser muito mais vendido do que o iPhone no mundo, a quantidade de pessoas afetadas por uma invasão ao dispositivo, por exemplo, tende a ser maior. Coloque-se por um instante na mente de um criminoso virtual: na visão dele, é muito mais fácil projetar um código mal-intencionado para um sistema operacional com um grande público consumidor.

Ao afetar um número maior de pessoas, ele pode, por exemplo, coibir mais pessoas a fazerem pagamentos em dinheiro. É importante ressaltar nessa discussão que há uma infinidade de dados sendo gerados a todo instante! Inclusive informações bancárias e financeiras, bem como informações sensíveis, como aquelas relacionadas à raça, orientação sexual e posicionamento político, por exemplo.

Agora, deixando a mente de um criminoso virtual e adentrando no mundo da Apple, o sistema iOS é de código fechado! Somente a Apple pode fazer personalizações e atualizações, o que lhe confere um controle muito maior em termos de segurança do que o Android, que é de código aberto.

Existe vírus para iPhone?

Sim, existem malwares desenvolvidos para o sistema IOS, mas são poucos. Falando em atualizações, elas são fundamentais para a segurança de qualquer dispositivo, pois os desenvolvedores inserem correções, inclusive sobre riscos que antes não haviam sido identificados com precisão.

Contudo, independentemente do usuário ter sistema iOS ou Android, é necessário tomar certos cuidados para não ser vítima de uma invasão em seu aparelho. Sendo bem generalista a princípio, apenas ter um iPhone de última geração não é motivo para colocar uma senha simples em suas contas, como no Instagram, entende? Os criminosos têm ferramentas robustas que quebram combinações de letras e números em um piscar de olhos. Portanto, tanto para sistema iOS quanto Android, é importante criar senhas fortes e mudá-las regularmente!

Não é atoa que surgiram, recentemente, a GPDR e a LGPD. Ambas são leis gerais que tratam de como as empresas e órgãos públicos devem gerir os dados pessoais dos usuários, visando evitar tanto ameaças externas quanto internas nessas organizações. É um assunto de extrema importância e requer o empenho de todos, independentemente se a pessoa tem no bolso um iOS ou Android. 

Outro ponto relevante nesse comparativo entre sistema iOS e Android diz respeito aos aplicativos. Pense conosco: a Apple Store, visando a segurança de seus clientes, tende a ser mais rigorosa em relação aos apps do que a loja do Google. Infelizmente, existem muitos aplicativos “feitos de qualquer jeito” em relação ao Android, podendo causar não apenas riscos de segurança, mas também baixas avaliações dos usuários. 

Além disso, para quem tem um iPhone, a Apple não permite que a pessoa faça modificações no sistema operacional. Se isso acontecer, a empresa terá o direito de recusar seus serviços e suporte a esse usuário! Não é muito difícil entender o motivo disso, já que editar um sistema operacional de aparelho móvel abre brechas para que o aparelho fique mais vulnerável e sofra uma invasão de rede.

Você sabia que é possível mascarar o seu e-mail verdadeiro em um iPhone? E que dá para evitar o rastreamento dos seus dados por apps? E mais, sabia que o aparelho coleta menos registros dos seus usuários do que o Android? Tim Cook, o atual CEO da Apple, é um profissional bastante preocupado com a questão da privacidade, o que se reflete nessa coleta menor de informações.

Sistema IOS ou Android: quem envia mais dados dos usuários?

Houve um estudo comandado pelo Trinity College Dublin no qual foi observado que os celulares iOS e Android enviavam informações dos usuários em intervalos de 4 minutos e meio, independentemente de estarem no modo de espera ou não. Durante esse período, os aparelhos com o sistema operacional da Google enviavam 1 MB de dados, enquanto os dispositivos com sistema IOS enviavam bem menos: quase 52 KB!

Alguns dados coletados são referentes a:

  • informações sobre chips e operadoras;
  • número de série do iPhone;
  • IMEI;
  • endereço WiFi MAC.

Todavia, o estudo apresentou um ponto desfavorável ao sistema iOS. Segundo a instituição, não era interessante a Apple coletar dados tão triviais dos aparelhos, tendo em vista o uso apenas para fazer e receber chamadas. Ou seja, na visão do professor que conduziu a pesquisa, isso pode caracterizar uma invasão de privacidade.

Após o estudo ser divulgado, a Google se manifestou a respeito de sua coleta de dados, mas a Apple não. Em sua resposta, a Google comparou os celulares aos automóveis, afirmando que o envio regular de dados sobre componentes, status de segurança e horários de serviço são procedimentos básicos. A Google completou pontuando que tanto ela quanto a Apple precisam saber se o produto funciona como o esperado, bem como garantir sua eficiência e segurança.

E aí, o que achou desse comparativo de segurança entre sistema IOS e Android? Deixe o seu comentário e continue acompanhando por aqui as notícias e atualizações do mundo Apple! 🍎

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Anterior
Novidade Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

15
0
Que tal deixar um comentário?x