MeuDeviceMeuDevice

Steve Jobs: quais os seus maiores legados para o mundo?

Steve Jobs deixou marcas na terra, e essas marcas apenas se ampliaram após sua partida. O iPhone, o Mac e o iPad que usamos foram concebidos por uma mente brilhante, embora turbulenta e difícil de lidar em alguns momentos. Afinal, não podemos esquecer que ele, o fundador da Apple, foi afastado de sua própria empresa pelo Conselho, mas voltou no final dos anos 90 e elevou a Maçã a outro patamar.

Certamente, o ambiente em que Jobs cresceu fez toda a diferença para seu desenvolvimento e para o que ele se tornou. Isso porque a cidade de Mountain View, na Califórnia, se tornou posteriormente o Vale do Silício, um dos principais celeiros de talentos e empresas tecnológicas do mundo! Continue conosco até o final para entender melhor o legado de Steve Jobs!!

Engana-se quem pensa que a vida do fundador da Apple foi apenas de sucesso. Muito pelo contrário, o espírito empreendedor de Steve o levou a investir em empreendimentos que não deram certo, causando prejuízos a ele. No entanto, antes dos 30 anos, ele já tinha muitos milhões na conta, e isso não se deveu a ter nascido em berço de ouro, mas sim à sua mente brilhante e visionária!

Um grande legado que podemos destacar aqui é o uso do PC. Ele e tantos outros gênios da tecnologia se empenharam muito para desenvolver hardware mais portátil e rápido, capaz de processar e armazenar uma quantidade maior de dados. Caso não saiba, o primeiro computador, o ENIAC, ocupava uma sala inteira, e era infinitamente menos poderoso do que os dispositivos que hoje colocamos no bolso.

A concorrência com a IBM nos anos 80 fez Steve Jobs criar o Lisa e o Mac, sendo que o segundo teve um sucesso maior. Se ele não tivesse sido persistente em seu propósito, talvez não teríamos tantos avanços, especialmente na área de hardware. Jobs era obcecado pela experiência do usuário, e isso o motivava a criar produtos únicos e inesquecíveis para as pessoas, muitas vezes com um perfeccionismo exagerado, mas nada que diminuísse sua genialidade!

Steve Jobs e sua resiliência

Mais um legado que Steve deixou foi sua resiliência perante incertezas. Imagine criar um produto e não saber se ele vai vender, e pior, com o risco de prejuízo e falência da companhia! Quem empreende sabe: nem sempre a receita chega, mas a todo momento há saída de dinheiro, seja para pagar funcionários, fornecedores e impostos, por exemplo.

Na segunda metade da década de 1990, a Apple estava quase falida, e Steve Jobs estava fora de sua empresa! Com o seu retorno, a marca passou a vivenciar um crescimento considerável, não apenas em suas vendas, mas também em seu valor de mercado. Isso não seria possível sem a resiliência de seu fundador.

Talvez você se pergunte o que fez a maçã “perder a mão” e quase falir. Bom, a razão é até simples: sem Jobs, a companhia passou a focar menos na experiência do usuário, preocupando-se demais em criar uma diversidade de produtos, mas com uma saída menor do que o esperado.

steve jobs

Outro legado inegável de Steve Jobs é: menos é mais! Seu pensamento minimalista se refletia nos produtos da Apple, trazendo a eles qualidade, funcionalidade e exclusividade. Contudo, fazer o simples não é fácil, podendo exigir noites e noites em claro para que o resultado impacte o consumidor. Ainda que tenhamos perdido esse cérebro brilhante há 12 anos, o atual CEO, Tim Cook, parece continuar na mesma linha que seu antecessor. A inovação permaneceu sendo uma característica forte da empresa, o que se refletiu nos números de vendas e faturamento.

Podemos encerrar nossa conversa com mais uma lição deixada por Steve Jobs, sobre amar o que se faz! Nesse sentido, cada dia de trabalho na Apple era vivido com entusiasmo, não apenas em relação aos produtos, mas também às pessoas que trabalham ali. Soma-se a isso a busca incessante do fundador da maçã em tornar o consumidor feliz, com um aparelho simples, mas que proporciona uma experiência única, desde a retirada da embalagem. 

Na visão de Steve Jobs, é isso que traz lucro a qualquer negócio. Fazer o cliente feliz é a chave para fazer com que ele tire o dinheiro ou o cartão do bolso e compre, independentemente do preço!

Gostou dessa reflexão do legado de Steve Jobs? Deixe o seu comentário abaixo e fique sempre atualizado em nosso blog sobre as novidades do mundo Apple! 🍎

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Anterior
Novidade Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

15
0
Que tal deixar um comentário?x