
Você já deve estar familiarizado com a figura do Steve Jobs, mas será que conhece a história do outro fundador da Apple, Steve Wozniak? Formado em Engenharia de Computação, o empreendedor é um dos mais bem-sucedidos por ter desempenhado um papel fundamental para levar a empresa ao patamar que ocupa atualmente. Um ponto curioso é que o cofundador ficou pouco tempo na empresa, menos de 10 anos!
Após deixar a Apple, Steve Wozniak continuou empreendendo no ramo de tecnologia, abrindo várias empresas. Além disso, atuou também como professor em sala de aula. Dada essa trajetória, o cofundador da Apple tem uma ideia bem interessante sobre dinheiro. Para ele, não importa ter muito dinheiro, pois o que realmente conta é saber gastá-lo de forma correta!
A história de vida de Steve Wozniak
O empreendedor nasceu em 1950 nos Estados Unidos, na cidade de San José. Filho de um engenheiro, logo desenvolveu interesse pela tecnologia, chegando a criar, aos 11 anos, um rádio amador. Com o passar dos anos, Steve Wozniak ganhou prêmios relacionados a feiras de ciência e se tornou o criador de um dispositivo de telefonia chamado Blue Boxes.
O intuito dessa criação era realizar ligações gratuitas para qualquer lugar do mundo. A parceria de sucesso com Steve Jobs começou em 1975, quando Wozniak deixou de frequentar a Universidade da Califórnia e um estágio na HP os aproximou, culminando na ideia de fundar a Maçã!
Como engenheiro, Steve Wozniak foi responsável pelo projeto do hardware, sistema operacional e circuitos integrados do Apple I. A Apple foi oficialmente fundada em 1976, sendo um invento revolucionário que ia além do texto, apresentando também figuras, o que ficou conhecido como recurso gráfico no Apple II!

Em 1985, nove anos após co-fundar a Apple, Steve Wozniak resolveu se desligar da empresa! Coincidência ou não, foi o mesmo ano em que Steve Jobs saiu, por decisão da diretoria na época. Após sair da gigante de Cupertino, Steve Wozniak se envolveu em outros empreendimentos, como:
- CL9: Fabricação de controles remotos;
- Wheel of Zeus: Tecnologia sem fio para GPS;
- Acquicor Technology: Empresa focada em melhorias tecnológicas em produtos.
Outra contribuição importante do cofundador da Apple foi a criação do Tech Museum, uma iniciativa educacional. Wozniak recebeu, do falecido presidente americano Ronald Reagan, a Medalha Nacional de Tecnologia e também foi premiado com vários doutorados honorários na área de engenharia.
Em uma oportunidade, Steve Wozniak contou como era a realidade tecnológica quando a Apple surgiu. Os computadores ainda eram enormes e praticamente inacessíveis ao grande público. Não havia professores, lojas ou livros sobre as máquinas, tornando-as viáveis apenas para grandes empresas e instituições educacionais.
Steve Wozniak e o mito da garagem
Embora muitos tenham ouvido que a Apple começou em uma garagem, na verdade, não foi bem assim. Steve explicou que o local onde tudo começou foi em seu quarto! No entanto, a garagem não deixa de ter um fundo de verdade quando se pensa nos desafios enfrentados ao criar qualquer negócio. Adam Neumann, criador da WeWork, pode confirmar isso. Na visão do cofundador da Apple, Steve Jobs era o cara do dinheiro, que gostava de empreender e gerar receita, enquanto Steve tinha um foco maior na engenharia por trás dos primeiros dispositivos da marca.

Wozniak também destacou que o Apple I não era, de fato, o computador final da empresa. O verdadeiro produto foi o Apple II, que foi vendido em grande escala nos Estados Unidos e possuía “incríveis” 48 KB de memória RAM! Mas o que levou Steve Wozniak a sair da Apple tão cedo em 1985? Segundo ele próprio, começaram a surgir grandes equipes envolvidas na produção de produtos de tecnologia.
Além disso, era necessário manter contato com muitas pessoas, incluindo os gerentes. Isso resultou em pedidos de relatórios extensos sobre os computadores e seus componentes, o que incomodou Steve e culminou em sua saída da Apple.
E aí, o que você achou da história de Steve Wozniak, o cofundador da Apple? Compartilhe sua opinião na seção de comentários! 🍎