Tim Cook, vale lembrar, assumiu a Apple após a morte de Steve Jobs. De lá para cá, a maçã tem vivenciado números de crescimento expressivo, dado o surgimento de novos produtos e o aumento das receitas por causa dos muitos serviços, como o Apple TV+. Também existem pessoas que acreditam que a empresa passou a andar na contramão da filosofia do seu fundador, de modo a “não irem muito com a cara” do atual CEO.
Dado o cenário, é possível que Tim Cook saia da Apple nos próximos meses? Bom, há uma estimativa de que ele vai se aposentar em 2025, após receber em torno de 1 milhão de dólares em ações da empresa. Em paralelo, há também boatos de que ele vai se manter no cargo de CEO até a companhia lançar um novo produto, que provavelmente será um óculos de realidade aumentada. Este, vale salientar, vai ser lançado, por coincidência, no mesmo ano da aposentadoria de Tim Cook.
Antes de assumir a Apple, Tim Cook atuava como diretor executivo de operações. Quando ele se tornou CEO, foram lançados novos dispositivos e serviços que tiveram vendas expressivas, com destaque para o Apple Watch. Não podemos também deixar de citar outro rumor sobre a saída de Tim Cook da Apple: o carro inteligente! O projeto tem possibilidade de ser levado adiante, mas a tendência é o óculos de Realidade Aumentada sair primeiro.
O próximo CEO da Apple terá uma grande responsabilidade
Quando Tim Cook assumiu a companhia, ela tinha um tamanho. Mas quando o próximo CEO assumir, a empresa será muito maior! Uma das razões é que a produção passou a funcionar de modo mais distribuído, saindo dos Estados Unidos e indo para países como China e Índia.
Porque migrar a produção para esses países? Por uma razão muito simples. Fazer um iPhone ou qualquer outro produto é bem mais barato, se compararmos com os Estados Unidos. Ao redor do mundo, o novo CEO terá de lidar com aproximadamente 100 mil colaboradores!
Se Tim Cook realmente sair da Apple, os possíveis substitutos devem ser pessoas que estão na empresa há bastante tempo. Uma das apostas é Greg Joswiak, que ajudou muito Steve Jobs em relação ao marketing.
Quais os outros nomes cotados para substituir Tim Cook na Apple?
O primeiro nome que vamos citar é o de Craig Federighi, cuja especialidade é na parte de engenharia de software. Luca Maestri é outro nome cotado para a vaga do atual CEO, sendo que atualmente ele é diretor executivo de finanças. A terceira pessoa da nossa lista é chefe do setor de RH da Apple, Deirdre O’Brien. Teve uma participação fundamental em relação às primeiras lojas físicas da maçã.
Jeff Williams é considerado o nome mais cotado para substituir Tim Cook. Sua atuação na empresa é na parte de cadeia de suprimentos, além de trabalhar na direção executiva de operações. Este era justamente o cargo que Tim estava antes de Steve Jobs morrer e assumir a empresa.
Outra atribuição importante de Jeff Williams é supervisionar a parte de hardware e software do Apple Watch.
Até o momento, falamos de cargos como RH, financeiro e engenharia. Mas agora falaremos de um nome ligado ao jurídico da Apple: Kate Adams. Diferente de outros nomes cotados, ela está na empresa há menos tempo, o que iria surpreender muitos caso fosse a nova CEO da companhia.
Apesar disso, não se descarta a possibilidade, já que Kate demonstrou ser uma ótima advogada. Eddy Cue também é um nome ventilado para ser o novo CEO, ele que tem uma atuação marcante na parte de serviços, incluindo Apple TV+ a iCloud. Sabih Khan, ao que parece, tem possibilidades parecidas com as de Jeff Williams para assumir a maçã.
O antepenúltimo nome da nossa lista é Johnny Srouji. Se os chips do iPad, iPhone, Mac e Apple performam tão bem é graças a ele, atuando também em uma importante aquisição da maçã, que foi a compra da divisão de modems da Intel.
Dentre as pessoas do alto escalão da Apple, o mais novo é John Ternus. Ele atua como diretor de hardware, trabalhando mais diretamente com iPhone, Airpod, iPad e Mac. Por fim, vamos citar aqui o nome de John Ginnandrea, que está há apenas cinco anos na companhia. Isso porque ele trabalhou no Google até 2018, sendo especializado em duas áreas de grande importância quando o assunto são empresas de tecnologia: aprendizado de máquina e Inteligência Artificial.
Por ter essa especialidade, John Ginnandrea está atuando em um projeto arrojado da Apple, que é o carro inteligente. Lembra de quando falamos que este, após sair, pode fazer Tim Cook deixar o cargo de CEO? Coincidência ou não, se John for escolhido para substituí-lo, é porque a empreitada vai dar muito certo!
O que achou desses nomes que podem substituir Tim Cook? Deixe sua opinião e continue no blog, recebendo diariamente notícias, rumores, curiosidades e muito mais sobre a Apple!