MeuDeviceMeuDevice

USB-C e Thunderbolt: Qual a diferença?

Certamente você deve ter ouvido bastante nos últimos dias sobre USB-C e Thunderbolt, não é mesmo? A Apple pode misturar tipos de conectores entre seus quatro modelos de iPhone 15, e isso pode confundir ainda mais as pessoas sobre as diferenças entre USB-C e Thunderbolt. Eles são parecidos, funcionam de forma semelhante e aceitam os mesmos cabos. No entanto, eles não são iguais.

Neste post te contaremos a diferença entre USB-C e Thunderbolt, então continue lendo para ficar atualizado.

Diferença entre USB-C e Thunderbolt

USB-C e Thunderbolt são universais em suas iterações mais recentes, aparecendo em diferentes tipos de computadores e outros dispositivos. Eles se parecem e são compatíveis entre si. Mas eles são diferentes em aspectos cruciais. Resumindo, o Thunderbolt é atualmente até quatro vezes mais rápido para transferência de dados do que o USB-C. Isso é uma boa notícia para os compradores do iPhone 15 Pro e Pro Max, se os rumores de um conector Thunderbolt neles se tornarem realidade.

USB-C é um conector de 24 pinos padrão da indústria que transfere dados e energia entre dispositivos. Está se tornando o padrão para carregamento de dispositivos, à medida que a Apple dá adeus aos conectores Lightning em seus dispositivos. A versão atual do USB-C é USB4, lançada em 2019. Em vários dispositivos, um conector USB-C pode substituir (ou adicionar) a funcionalidade de conectores como USB-A, USB-B, HDMI, DisplayPort e áudio de 3,5 mm. O USB4 2.0 pode sair antes do final de 2023 com o dobro da largura de banda da versão atual.

Thunderbolt, criado em 2011 por meio de uma colaboração entre Intel e Apple e inicialmente chamado de “Light Peak”, adiciona ainda mais funcionalidade a um cabo e conector do que o USB-C. Ele combina sinais PCI Express e DisplayPort, dados e vídeo, além de energia, tudo em um único cabo/conector. Thunderbolt 1 e 2 usaram o conector Mini DisplayPort. Thunderbolt 3 e 4 usam o conector USB-C.

USB-C e Thunderbolt: Qual a diferença?

Thunderbolt é mais rápido que USB-C e claramente a melhor escolha para transferência de dados. Ele também pode fornecer mais energia, mas isso não é necessário para a maioria das aplicações de carregamento. Usar o mesmo conector, USB-C, é o que torna o Thunderbolt e o USB-C parecidos. Mas o Thunderbolt carrega mais informações e é muito mais rápido. Comparada à estrada de duas pistas USB-C, é como uma superestrada com mais pistas. O Thunderbolt 3 dobrou a capacidade do Thunderbolt 2, com quatro pistas de dados gerais PCI Express e quatro pistas de dados de vídeo DisplayPort.

O Thunderbolt 4 manteve a velocidade máxima de transferência de dados de seu antecessor de 40 Gbit/s, quatro vezes mais rápida que o USB 3.2 Gen 2, mas adicionou suporte para monitores 4K duplos, melhorias de segurança e modo alternativo Thunderbolt para hubs USB, além de encadeamento em série. Se você estiver montando uma configuração de computador, opte pela conectividade Thunderbolt 4 sempre que puder para obter a transferência de dados mais rápida e robusta. Isso contará muito sempre que você conectar dispositivos para transferir arquivos, especialmente quando se trata de vídeo.

Leia Também:
iPhone 15: Confira os últimos rumores
Wonderlust: Como assistir o evento de lançamento do iPhone 15?

Como saber qual cabo eu tenho?

Se você tiver um conector Thunderbolt, ele terá um símbolo de relâmpago acima ou ao lado, então você tem Thunderbolt, não USB-C simples. Se não houver símbolo Thunderbolt, é um conector USB-C. Os mesmos cabos funcionarão com ambos, mas quando dispositivos com capacidades diferentes são conectados, você obtém apenas a menor taxa de transferência de dados comum.

Para USB-C, cabos e conectores marcados como USB 3.1 ou “SS” (para Super Speed) serão os mais rápidos. Os cabos USB 2.0 também funcionam, mas não transferem dados nem carregam um dispositivo tão rapidamente. Na verdade, eles são tão lentos quanto os conectores Lighting, com 480 Mbps.

Quando você tiver dispositivos Thunderbolt para conectar, certifique-se de usar um cabo Thunderbolt. Assim como as portas, ele terá um símbolo de raio em seu conector USB-C em cada extremidade. Somente um cabo Thunderbolt proporcionará velocidade Thunderbolt e transferência robusta de dados e energia.

Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo e participar do Sorteio do Mês! 

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

0
Que tal deixar um comentário?x