
Não é novidade para ninguém que a Apple está trabalhando nos bastidores para lançar a tão esperada linha iPhone 15, e isso também inclui novidades quanto à porta USB-C. Além de um novo design refinado e a inclusão da Dynamic Island em toda a linha de quarteto, a fabricante também está se preparando para finalmente introduzir o tão aguardado USB-C como substituto do Lightning, uma mudança que já estaria em fase de testes há mais de um ano.
De acordo com informações de uma fonte cada vez mais confiável, conhecida como Unknownz21, o USB-C no iPhone “está sendo testado desde janeiro de 2022”, e praticamente todos os protótipos fabricados a partir de março já adotam a porta USB-C em vez do Lightning.
A fonte também afirmou que “houve uma versão com porta Lightning no início dos testes, mas que acabou sendo rapidamente descartada”, e que apenas os modelos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max terão “velocidades mais altas”. No entanto, não foram detalhadas se essas velocidades se referem ao carregamento rápido (atualmente de 20 W) ou à transferência de dados por fio (limitada a apenas 480 Mbps no iPhone 14 Pro).

Chegada do USB-C no iPhone pode não ser exatamente como os consumidores esperam
Rumores cada vez mais fortes indicam que a Apple poderá limitar a velocidade de carregamento e transferência de dados nos modelos mais comuns, como o iPhone 15 e iPhone 15 Plus, assim como nos modelos premium, como o iPhone 15 Pro e 15 Pro Max, com os modelos mais baratos oferecendo um limite menor para recarga e transferência.
Além disso, outra mudança curiosa pode impactar o uso de cabos atuais que os consumidores já possuem em casa, pois a Apple estaria cogitando exigir o uso de cabos USB-C com certificação MFi (Made For iPhone) para garantir as melhores velocidades de carregamento e transferência.
Leia Também: Apple investe em metalentes para melhorar custo-benefício de câmeras em iPads e iPhones
Leia Também: Falha de segurança no iPhone foi explorada em operações de espionagem
Obviamente, ainda não se sabe ao certo quais seriam os impactos de usar cabos não oficiais ou de outras fabricantes sem a certificação MFi, mas é possível que o iPhone possa reconhecer o cabo e limitar as velocidades de recarga e transferência de dados para níveis mais baixos. Portanto, os consumidores devem ficar atentos a essas possíveis mudanças quando a nova linha iPhone 15 for finalmente lançada pela Apple.
Você acha que a Apple deveria ter mantido a porta Lightning ou adotar o USB-C no iPhone 15? Deixe o seu comentário! 🍎