Nos últimos meses, tem sido amplamente divulgado que a Apple está se preparando para lançar o próximo iPhone 15 com o conector USB-C em vez do Lightning, apesar da empresa não estar disposta a fazer essa mudança. A razão é que a União Europeia aprovou uma nova lei que determina que todos os dispositivos eletrônicos vendidos na região devem ser fabricados com USB-C a partir de 2024. No entanto, há rumores de que a Apple pode limitar a velocidade de carregamento e transferência de dados do USB-C em seus próximos smartphones, uma prática não aprovada pela União Europeia e que poderia resultar na proibição da venda do iPhone 15 na Europa.
De acordo com o jornal alemão Zeit Online, Thierry Breton, comissário europeu, enviou uma carta à Apple, alertando que o uso do conector USB-C limitado não seria permitido e que isso poderia impedir a venda de iPhones na Europa quando a lei entrar em vigor no final de 2024. A carta, obtida pela agência de imprensa alemã DPA, revela que a União Europeia já havia alertado a Apple sobre as limitações no USB-C em uma reunião realizada em março deste ano.
No entanto, a União Europeia deve publicar um guia para garantir que a legislação seja interpretada de maneira uniforme, impedindo que as empresas aproveitem possíveis brechas e esclarecendo pontos importantes.
Apple ainda pode exigir o uso de cabos certificados em seu próximo lançamento
Como a nova legislação europeia só entra em vigor no final de 2024, a Maçã pode exigir cabos certificados Made For iPhone MFi para fornecer a máxima potência de carregamento e velocidade de transferência de dados no iPhone 15 durante seu ciclo de vendas de mais de um ano.
Vale lembrar que a limitação será feita por meio de um chip presente no conector USB-C do iPhone, capaz de identificar acessórios certificados com um chip de identificação semelhante. Ao conectar o cabo, o iPhone fará a leitura do chip e identificará a certificação. Caso o chip não seja reconhecido porque não está presente no acessório, o smartphone restringirá as velocidades de recarga e transferência de dados.
Sendo assim, embora a ameaça de proibição nas vendas de iPhones com USB-C limitado possa parecer preocupante, a Apple pode desativar essa limitação com uma futura atualização de software semanas antes da lei entrar em vigor, impedindo que a União Europeia interrompa as vendas do iPhone 15 e do iPhone 16. Além disso, existe a possibilidade de a Apple desativar o chip de certificação MFi em celulares vendidos na Europa e mantê-lo ativo em celulares vendidos no resto do mundo, já que a lei é válida apenas em países da União Europeia.
Leia Também: iPhone 15 Pro: imagens sugerem esquema de botões e novidades na câmera
Leia Também: iPhone 14 passa a ser montado também no Brasil
Os novos iPhones 15 têm lançamento previsto para setembro deste ano. Há muitas expectativas em torno da nova linha, que trará grandes mudanças. Enquanto isso, a linha do iPhone 16 é esperada para setembro de 2024, data em que a nova lei do conector universal aprovada pela União Europeia entrará em vigor.
Você acha que a Apple deveria ser obrigada a usar USB-C sem limitações em seus smartphones? Deixe o seu comentário! 🍎