A gigante de tecnologia Apple está enfrentando um momento de mudanças internas, em meio a cortes de custos, problemas de viabilidade e demissões no setor. De acordo com o analista de tecnologia Mark Gurman, a empresa está implementando medidas que podem atrasar o lançamento de alguns de seus produtos mais aguardados.
Como explica o MacWorld, Gurman afirmou que certos projetos da Apple serão adiados até o próximo ano. Um desses projetos é o tão esperado HomePod com tela touch, que já havia sido mencionado em rumores anteriores. Segundo relatos, a equipe responsável pelo desenvolvimento deste dispositivo foi realocada para “projetos mais urgentes”, possivelmente relacionados ao lançamento do primeiro headset de realidade virtual e aumentada da marca.
Além do headset, a empresa também havia anunciado o lançamento do primeiro Mac Pro com chip próprio da Apple para este ano. Entretanto, as mudanças internas podem fazer com que o lançamento seja adiado para 2024.
Porém, os fãs da marca podem ficar tranquilos quanto aos smartphones da Maçã, pois o lançamento da linha iPhone 15 em setembro deste ano não deve ser afetado, com quatro novos modelos sendo lançados. Contudo, pode ser que a lista de novidades em 2023 seja limitada a isso.
Cortes de custos tendem a afetar diretamente os funcionários
Para evitar uma onda de demissões, a Apple está adotando medidas de contenção de custos, incluindo a redução do número de bônus para algumas equipes, passando de dois para apenas um, a partir de outubro deste ano. Além disso, o processo de contratação de novos funcionários foi paralisado para algumas equipes e limitado para outras.
Vale destacar que a empresa também reduziu significativamente o orçamento destinado às viagens de seus funcionários. Algumas vagas em lojas oficiais da marca também não serão repostas após a saída dos atuais ocupantes, e a administração da empresa está monitorando rigorosamente as questões de frequência e horário de trabalho.
Leia Também: Apple pretende incluir recursos de monitoramento de saúde nos AirPods
Leia Também: Até quando o iPhone 11 receberá atualizações da Apple?
Essas medidas de cortes de custos podem ser vistas como uma forma de a Apple se adaptar às mudanças em seu mercado, bem como de enfrentar os desafios impostos pela pandemia e pela instabilidade econômica global. Com isso, a empresa espera garantir sua posição como uma das principais líderes do setor de tecnologia, mantendo-se forte e competitiva em um mercado em constante evolução.
Qual produto da Apple você está mais ansioso pelo seu lançamento? Deixe o seu comentário! 🍎
O HomePod com tela seria um produto muito interessante caso se concretize.