
Você deve lembrar muito bem que no início do mês de junho, durante a famigerada WWDC 2023, a Apple finalmente revelou ao mundo o tão esperado Apple Vision Pro, um dispositivo inovador que visa unir tecnologias de realidade aumentada e virtual. Consequentemente, o seu lançamento também levantou muitas perguntas sobre quais aplicativos poderiam fazer o uso do sistema de um produto tão promissor.
Na época do lançamento, o principal aplicativo de terceiros anunciado para o ecossistema do Apple Vision Pro foi o famoso serviço de streaming Disney Plus. Durante a apresentação, foi mencionado que os usuários poderão desfrutar de uma experiência única ao assistir filmes, séries e esportes em um ambiente digital altamente imersivo. No entanto, mais recentemente, surgiram alguns rumores de que o Vision Pro poderá enfrentar desafios quanto à disponibilidade de aplicativos de terceiros tanto em seu lançamento quanto a longo prazo.
A trajetória de sucesso da Apple com o lançamento do iPhone e iPad, que levou ao surgimento de milhões de aplicativos, não parece ser um reflexo exato do que se observa atualmente com o Vision Pro. Segundo o renomado jornalista Mark Gurman, em sua newsletter “Power On“, o preço consideravelmente elevado do dispositivo, estipulado em cerca de US$ 3.499 (R$ 10.949 na cotação atual), poderia desencorajar os desenvolvedores de investirem na criação de aplicativos para essa plataforma.
Também é importante destacar que há relatos indicando que, embora inovador, o headset de realidade aumentada talvez não alcance o mesmo sucesso em termos de demanda e receita que os demais produtos da empresa.

Apple Vision Pro deverá contar com três categorias de apps
Quando finalmente chegar ao mercado, o Vision Pro contará com três categorias de aplicativos distintas. A primeira delas consistirá em aplicativos que não foram adaptados, inicialmente desenvolvidos para iPhone e iPad, mas que poderão ser executados em uma janela no visionOS.
Já a segunda categoria será composta por aplicativos projetados para iPad, porém, estes serão convertidos para funcionarem nativamente no novo sistema operacional, exigindo que os desenvolvedores atualizem a experiência do usuário e realizem algumas otimizações. Por fim, a terceira categoria englobará aplicativos criados exclusivamente para o visionOS, que vão operar em ambientes de realidade virtual e aumentada.
Nem tudo está perdido
Apesar dos desafios pra lá de evidentes, Gurman ressalta que os desenvolvedores da gigante de Cupertino ainda têm a chance de obter retornos financeiros satisfatórios a longo prazo com o Vision Pro.
Para alcançar esse objetivo, uma possível estratégia seria a revisão das políticas de precificação, na qual os desenvolvedores podem optar por oferecer versões premium de seus aplicativos com preços mais elevados, por exemplo, US$ 20, em contrapartida ao modelo tradicional de cobrança fixa de US$ 1 aplicado em apps para iPhone e iPad. Essa mudança no padrão de precificação pode, inclusive, indicar uma possível tendência futura para o mercado de aplicativos.

Além disso, existe a perspectiva de aplicativos de produtividade serem disponibilizados em faixas de preço mais altas, variando entre US$ 50 e US$ 250. No entanto, é compreensível que os desenvolvedores precisarão de tempo para se adaptar e adquirir confiança nessa plataforma, considerando o número limitado de unidades do Vision Pro previstas para serem vendidas no próximo ano.
Vale ressaltar que o Apple Vision Pro representa um salto significativo no universo da tecnologia de realidade aumentada e virtual. Com sua combinação única de recursos e capacidades, o dispositivo abre um horizonte de possibilidades para os usuários, desenvolvedores e o mercado em geral.
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Por outro lado, é fato que apenas o tempo dirá se essa inovação será capaz de conquistar seu espaço e se consolidar como uma peça importante no futuro da computação interativa. Enquanto isso, continue visitando o MeuDevice para ficar atento às próximas novidades e lançamentos que moldarão essa fascinante área tecnológica.
Você acredita que o Apple Vision Pro terá sucesso com uma oferta limitada de aplicativos? Deixe o seu comentário abaixo! 🍎