Mais um aplicativo nativo da Apple, o FaceTime, software de ligações de vídeo ou áudio, possui muito mais ferramentas do que a maioria dos usuários da marca conhece. Nesta publicação, você aprenderá a usar os recursos do Facetime e repensar sobre as chamadas de vídeo feitas por outros apps.
Lançado para o iOS 4, esse programa criado pela própria Apple já passou por várias reformulações e, a cada atualização, é possível perceber o quanto evoluiu para tornar-se um verdadeiro gigante das videochamadas!
Um ponto do qual muita gente talvez não faça ideia é que essa ferramenta pode ser utilizada também por pessoas que não possuam um dispositivo Apple. Desde 2010, um usuário de iPhone, iPad ou Mac pode abrir uma chamada e compartilhar o link para participação via navegador de internet.
Dessa forma, qualquer pessoa com o endereço compartilhado poderá acessar e participar da videoconferência, desde que esteja conectada à internet. Isso torna os recursos do FaceTime mais democráticos e acessíveis, competindo com serviços como Google Meet, Skype, Zoom, WhatsApp e outros.
Um destaque está presente na qualidade da imagem e do som, principalmente se compararmos com o serviço disponibilizado pelo WhatsApp; a diferença é gritante! Claro, a qualidade dependerá do dispositivo que cada participante utiliza, além da conexão de internet.
Com o período de quarentena em 2020 e o aumento da demanda por serviços de videoconferência, o número de clientes do Zoom e outros softwares do nicho cresceu rapidamente. Eu mesma assinei um plano da plataforma para trabalhar de maneira remota.
Com o passar do tempo, porém, fui percebendo a discrepância nos preços entre as empresas e, para o que eu precisava fazer, o Zoom oferecia muito além do necessário. Por isso, cancelei a assinatura e testei outros serviços. Alguns eram bons, outros nem tanto, mas todos tinham algumas vantagens sobre os demais.
Veja também: Como usar o app Lembretes do iPhone?
Uma necessidade que, na época, não era atendida pelo serviço da Apple, me fez optar pelo Google Meet: eu precisava transmitir telas, vídeos, abrir um quadro, etc. Hoje, porém, já é possível compartilhar alguma janela, a tela inteira ou até mesmo alguns apps externos durante as chamadas no FaceTime.
Agora, já podemos ir além da videochamada e transformar o FaceTime em uma plataforma para compartilhamento de streaming, por exemplo. Aplicativos como YouTube, Twitch, Apple TV+, Spotify, HBO Max, TikTok e muitos outros podem ser acessados e compartilhados enquanto realizamos uma videoconferência.
Funcionalidades para sala de aula também podem ser acessadas durante a chamada. O melhor é que a experiência pode ser um a um ou em grupo, como em outras plataformas do ramo. Assim, fica mais prático conectar-se para se aproximar sempre que necessário.
Os recursos do Facetime na era de ascensão do trabalho remoto
Aparentemente, o número de empresas que adotam ou já adotaram o modelo de trabalho remoto ou híbrido tem chamado a atenção de vários desenvolvedores de aplicativos. A prova disso é a quantidade de atualizações nos recursos do FaceTime promovidas nos últimos anos.
Por se tratar de um serviço gratuito, nem sempre esperamos que sejam oferecidas tantas funcionalidades, mas, como de costume, a Apple segue investindo em seu selo de qualidade. Para os usuários de MacBook, poder acessar o FaceTime como aplicativo já é um ponto relevante.
Talvez possa te interessar: Como enviar arquivos em alta resolução pelo iPhone?
Para quem possui um computador de outra marca, o acesso é feito via navegador, também sem custo. Ao realizar uma chamada de vídeo pelo iPhone ou pelo iPad, a experiência com os recursos do FaceTime fica ainda melhor, pois garante a qualidade das câmeras presentes no aparelho.
Surpreenda-se com os recursos do Facetime
Vá além de realizar uma reunião de trabalho ou uma chamada de vídeo com amigos ou família, e surpreenda-se com as possibilidades do FaceTime! Assista a filmes e séries, ouça suas músicas favoritas, faça exercícios, divirta-se acessando redes sociais e interaja com outras pessoas ao vivo.
Além disso, há jogos que podem ser transmitidos, gerando interação entre você e seus contatos, shows televisionados, conteúdos de leitura, imagens em geral e, é claro, o bate-papo em si. O app tem se tornado cada vez mais divertido, com a inclusão de recursos como os Memojis.
Os Memojis são figurinhas que conhecemos como Emojis, só que agora em formato de realidade aumentada, funcionando como filtros que respondem aos estímulos captados pela câmera do iPhone. Para quem, assim como eu, tem parte da família morando distante, o FaceTime é um acalento!
Poder compartilhar momentos, de qualquer lugar e a qualquer hora (eu daqui do Rio e meus sobrinhos lá de São Paulo, por exemplo), faz com que eu ame cada vez mais a tecnologia por trás disso tudo.
Você já conhecia os recursos do Facetime? Tem algum que você goste mais? Comente aqui embaixo e compartilhe com alguém que precisa saber sobre essa ferramenta Apple! 🍎