MeuDeviceMeuDevice

Como usar o app Lembretes do iPhone?

Hoje vamos falar de mais uma função incrível do iPhone: o app Lembretes. O objetivo deste aplicativo é te ajudar a lembrar de coisas importantes, recorrentes ou não. E não estou falando de algo parecido com o Calendário, já que não se trata de avisos de eventos, mas de ações em geral.

Por se tratar de um app nativo da Apple, todo iPhone já vem com o Lembretes instalado, então não há a necessidade de acessar a App Store e baixar, ok? Basta localizá-lo em seu aparelho e começar a usá-lo de maneira estratégica para facilitar o seu dia a dia.

Como usuária de iPhone há muitos anos, estou familiarizada com a ferramenta, mas sei que nem todos conhecem todas as suas funcionalidades. São muitas as possibilidades disponíveis, como a capacidade de separar os lembretes por áreas, motivos ou assuntos, bem como determinar o tipo de notificação que melhor se adequa às suas necessidades.

Eu me lembro que, quando trabalhava como assessora numa instituição, eu era responsável por enviar um Clipping logo pela manhã e o iPhone me notificava assim que eu pisava no campus. Acho esse recurso tão genial! Basta o GPS identificar que cheguei ao local para o app me avisar sobre a tarefa.

Outra função super útil é a data de início e fim de um lembrete. Sabe aqueles projetos que têm um tempo limite de duração? Pois então… É possível selecionar o dia e horário para iniciar os avisos, a recorrência (semanal, quinzenal, diária, mensal, anual, etc.) e o dia e horário em que o lembrete será finalizado.

Você também pode organizar os lembretes de acordo com suas preferências, associando-os a etiquetas e palavras-chave relevantes. Isso facilita o agrupamento e a busca de informações. Por exemplo, você pode usar etiquetas como #mercado, #aniversário, #ligarpara, #responder, #pagar, entre outras, de acordo com a sua organização pessoal.

Você também vai gostar: Como escolher qual aplicativo de mensagem a Siri irá ter acesso no iPhone?

Para os que apreciam ferramentas visuais, o Lembretes oferece a opção de sinalizar as ações com cores diferentes. Além disso, você pode adicionar notas, fotos e até escanear arquivos diretamente pelo app, facilitando ainda mais a organização das tarefas.

E quando você concluir uma tarefa, basta marcá-la como Concluído no app Lembretes para que ele não continue a enviar notificações desnecessárias. Os itens concluídos são agrupados em uma lista separada, permitindo que você os consulte posteriormente, se necessário.

Aprendendo a usar e dominar o app Lembretes do iPhone

Mesmo se tratando de um aplicativo nativo, muita gente pode não conhecer ou saber como usar o app Lembretes do iPhone. Acontece que esta é uma ferramenta tão fantástica que me surpreende saber que nem todos os usuários fazem uso dela.

O app Lembretes do iPhone está conectado com o calendário, GPS e central de notificações, além de possibilitar recursos como link, foto, arquivos escaneados, checklists e opções de recorrência. Isso significa que ele pode facilitar tanto a sua rotina de trabalho quanto a pessoal.

Se você utiliza mais de um dispositivo Apple, lembre-se de configurar a sincronização via iCloud para que seus lembretes sejam atualizados automaticamente em todos eles. Para fazer isso, vá em Ajustes>[Seu Nome]>iCloud>Ativar Lembretes.

Aprenda a usar o app Lembretes do iPhone.
Aprenda a usar o app Lembretes do iPhone.
Aprenda a usar o app Lembretes do iPhone.
Saiba como usar o app Lembretes do iPhone.
  • Como criar um lembrete: abra o app, clique em + Novo Lembrete e digite o que precisa que o iPhone te lembre. A configuração padrão da Apple é a de notificar todos os dias às 9h. Se não definir um prazo de recorrência com dia e hora para a notificação, o iPhone usará esse padrão;
  • Como definir um prazo: selecione a função Data e Hora (ícone de calendário), marque se deseja ser notificado Hoje, Amanhã, Este Fim de Semana ou numa data e horários específicos. Para compromissos recorrentes, defina o tipo de repetição (diária, quinzenal, mensal, anual) e seu fim;
  • Como configurar por localização: caso sua tarefa esteja vinculada a um lugar, como era meu caso ao chegar no trabalho, configure em Adicionar Local (com o ícone da setinha de GPS). Em seguida, selecione uma das opções como entrar/sair do carro ou preencha com o endereço, se necessário;
  • Como adicionar uma etiqueta: esta opção permite que você separe por nichos, temas, comandos e organizadores que preferir. Para isso, você só precisa clicar no ícone que tem um # e adicionar o termo ou palavra-chave referente a como deseja organizar suas listas;
  • Como sinalizar como urgente: se houver a necessidade de sinalizar alguma tarefa, selecione o ícone com a bandeirinha para que todos os lembretes considerados urgentes apareçam na primeira tela do app;
  • Como adicionar um anexo: caso queira anexar uma foto ou arquivo à nota de lembrete, clique no ícone da máquina fotográfica e escolha o documento que deseja adicionar;
  • Como editar um lembrete: o ícone que representa a opção de edição é um i envolto por um círculo. Ao clicar nesse item você poderá fazer as alterações que desejar, bem como adicionar links, anexos, determinar grau de prioridade e ajustar calendário;
  • Como compartilhar com alguém: eu AMO esta função! Aqui você pode compartilhar um lembrete com outros contatos. Por exemplo: contas de casa, assuntos de trabalho ou qualquer tema que seja pertinente a outra pessoa é possível compartilhar dentro do mesmo app.

Aprimorando sua maneira de usar o app Lembretes do iPhone

Uma coisa importante ao usar o app Lembretes do iPhone é o check de Concluído. Isso é essencial porque, caso você não selecione essa opção, o aplicativo continuará enviando notificações diárias até que você confirme a conclusão da atividade.

Além disso, você pode aproveitar outras funcionalidades do app, como vincular um lembrete a algum contato da agenda, o que facilita a execução da tarefa relacionada. Também é possível criar sub-tarefas dentro de um lembrete específico e adicionar links que abrem aplicativos relevantes ao clicar na notificação.

Veja também: iCloud terá reajuste no valor em 2023

Outra vantagem é a capacidade de personalizar a ordem em que os comandos são listados no app Lembretes do iPhone e criar modelos que podem ser reutilizados posteriormente. Por exemplo: #Lista de Compras, #Contas a Pagar, #Ligar Para e várias outras possibilidades podem ser organizadas em um único aplicativo.

Me diz aí, você também gosta de usar o app Lembretes do iPhone? Já usou alguma vez ou nunca havia reparado a existência dele ali? (risos) Conta aqui para a gente e compartilha com quem possa se interessar! 🍎

Inscreva-se!
Avise-me quando
guest
0 Comentários
Anterior
Novidade Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments

Press ESC to close

1
0
Que tal deixar um comentário?x